Cidadeverde.com

Patrulhamento nos rios Poti e Parnaíba deve começar em dezembro

Imprimir

O patrulhamento fluvial da Polícia Militar nos rios Poti e Parnaíba deve começar em dezembro. Em entrevista ao Notícia da Manhã, o tenente Cirilo Oliveira, do Batalhão de Policiamento Ambiental, explicou que já começaram os testes para essa nova modalidade.

“O Batalhão Ambiental atualmente já está fazendo o patrulhamento teste dessa modalidade de policiamento e a implementação será feita após isso”, disse.

O objetivo do policiamento fluvial é a realização do patrulhamento preventivo e educativo nos rios Poti e Parnaíba, além da área do Delta do Parnaíba. Podendo atuar ainda em açudes, lagoas e barragens, o emprego será voltado à preservação, fiscalização e combate aos crimes ambientais de poluição dos corpos hídricos.

O efetivo atual, habilitado pela Marinha do Brasil e Corpo de Bombeiros para conduzir e tripular embarcações/Jet Skis militares/civis no perímetro fluvial, já realizou testes funcionais da modalidade no rio Parnaíba e recentemente deu apoio operacional.

“Já temos policiais preparados, feito o curso pela Marinha do Brasil para estar operando. É uma modalidade de policiamento que vai abranger todo o Piauí e tem a finalidade de combater os crimes ambientais em toda a parte hídrica do nosso estado, combate de assoreamento dos rios, da pesca predatória, do descaminho que há no litoral. Também essa parte de policiamento fluvial visa essa questão educativa que será feita com os ribeirinhos. O Comando Geral tem o intuito de especializar mais ainda esse efetivo e implementando também para o litoral, justamente para combater a utilização do nosso rio como situação de crime”, destacou o tenente.

Atualmente, o BPA conta com um jet ski, duas embarcações para cinco tripulantes e outra para quatro. Há ainda a dotação de compra de mais duas de maior potência, para poder também ser usado na faixa costeira.

A modalidade será sediada no Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), no Bioparque Zoobotânico de Teresina, contando com pontos de apoio na Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP), embaixo da Ponte Juscelino Kubitschek, além de uma no complexo turístico do Cabeça de Cuia, no Encontro dos Rios.

"Já teve testes, estamos fazendo a empregabilidade de avaliação para ver o rendimento e a consolidação do policiamento. Demanda tem, agora a gente está fazendo o emprego dele como testes laboratoriais, pilotos e temos registrado sucesso. O lançamento a gente quer fazer na primeira quinzena de dezembro, que é quando inaugura o porto. Por isso estamos fazendo tratativas no mês de outubro e mais capacitações no mês de novembro e paralelo a isso, a aquisição de equipamentos. A polícia está trabalhando, fazendo o planejamento de operacionalização, capacitação dos profissionais", disse o Comandante-Geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes.

 

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais