Cidadeverde.com

Várias comunidades da zona rural enfrentam a escassez de água Picos

Imprimir


Por Edielson Mota

 O desabastecimento de água na zona rural de Picos tem se tornado uma preocupação crescente para diversas comunidades, incluindo Angico ltorto. Ao longo dos últimos três meses, os moradores dessa comunidade e muitas outras enfrentam a difícil situação da falta de água, agravada pelo período de altas temperaturas. A previsão é que essa operação de abastecimento de água continue até o início do período chuvoso, aliviando assim a situação crítica que afeta diversas comunidades rurais em Picos. 

Com a chegada do calor, a necessidade de se refrescar e manter-se hidratado se torna fundamental, mas infelizmente, inúmeras pessoas em Picos não têm acesso a esse privilégio devido à escassez de água, que afeta várias áreas da zona rural. Em resposta a esse problema, a Defesa Civil do estado, em colaboração com a Defesa Civil do município, está conduzindo uma operação de abastecimento de água através de carros-pipa. Até o momento, duas comunidades rurais, Pereiros e Serra do Tanque, já foram atendidas. O Secretário de Defesa Civil de Picos, João Araújo, destacou a importância dessa parceria: 


"Firmamos essa parceria para que possamos estar trabalhando e atendendo o povo da nossa região. Realizamos vários cadastros, mas devido aos critérios, poucos carros foram aprovados. Estamos fazendo o possível para atender as demandas, considerando o limite de gastos mensais e buscando retomar a operação no início de cada mês."


No entanto, a demanda por água é significativa, com apenas um carro-pipa em Picos para atender a todas as comunidades necessitadas. Por isso, algumas áreas, como a comunidade AngicoTorto, continuam sem abastecimento de água. Conforme João Araújo, 


"Estamos vendo a possibilidade de atendê-los neste final de semana, fornecendo algumas carradas de água para pelo menos 2.000 litros por família, enquanto aguardamos a chegada de mais chuvas e água potável."

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais