Cidadeverde.com

PRF-PI realiza operação e apreende carga ilegal de madeira em Picos e região

Imprimir

Por Edielson Mota 

A Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF-PI) conduziu uma operação bem-sucedida que resultou na apreensão de mais de 150 metros cúbicos de madeira extraída ilegalmente de florestas nativas da Amazônia Legal. A ação policial foi realizada em trechos da BR-316, que corta o estado do Piauí, abrangendo cidades como Teresina, Alegrete do Piauí e Picos.

A operação teve como objetivo coibir o transporte ilegal de madeira e se concentrou em áreas estratégicas onde a PRF-PI identificou atividades suspeitas. Durante as fiscalizações, as equipes verificaram minuciosamente as notas fiscais e os documentos de origem florestal, que são obrigatórios para o transporte de madeira. Simultaneamente, aspectos relacionados às condições dos veículos transportadores e dos condutores também foram rigorosamente avaliados.

Em Picos, dois flagrantes de transporte ilegal de madeira nativa serrada foram registrados. Em ambos os casos, os caminhões pertenciam à mesma empresa. Em um dos veículos, a carga tinha sido carregada no município de Ipixuna, no Pará, e tinha como destino a Bahia.

A PRF-PI relatou que, inicialmente, os condutores apresentaram a documentação exigida para a validação do transporte. No entanto, durante a inspeção da carga, foi observado que uma parte substancial do carregamento era composta por espécies de madeira que não estavam de acordo com a documentação apresentada.

Essa apreensão ressalta a importância da atuação constante das autoridades na luta contra a extração e transporte ilegal de madeira, visando a preservação das florestas nativas e a proteção do meio ambiente. A PRF-PI continuará a intensificar suas operações para combater tais crimes e garantir a aplicação da lei.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais