Cidadeverde.com

Rafael Fonteles inicia agenda no Japão em busca de investimentos em tecnologia

Imprimir

Após fechar diversos acordos de cooperação na China, o governador Rafael Fonteles e sua comitiva chegaram ao Japão, neste sábado (28), para a segunda etapa da viagem à Ásia. Nesta fase, Rafael vai apresentar a empresas do país as potencialidades do Piauí na produção de hidrogênio verde, tecnologia, agronegócio e energias renováveis, além de conhecer os planos de descarbonização da produção automotiva da Toyota, empresa sediada no Japão.

A agenda governamental começa na segunda-feira (30), em Tóquio, onde haverá reunião com a Sumitomo Corporation, empresa que atua na produção de energia, infraestrutura, transporte e produtos químicos. Na ocasião, Rafael vai apresentar projetos focados em agronegócio.

Em seguida, a comitiva fará, na Agrex, subsidiária da Mitsubishi que atua na produção de fertilizantes, apresentação de oportunidades no Piauí, no setor de transporte de grãos e amônia e fertilizantes por meio do terminal portuário de Luís Correia.

Ainda em Tóquio, Rafael Fonteles tem encontro com a Shizen Energy Group, onde mostrará à empresa oportunidades na geração de energia eólica offshore na costa piauiense e hidrogênio verde. A mesma proposta será apresentada à Mitsubish, encerrando a agenda da segunda-feira.

Na terça-feira (31), na cidade de Nagoia, o governador e sua equipe visitam o Toyota Commemorative Museum of Industry and Technology, onde terão uma reunião de trabalho. De volta a Tóquio, os piauienses terão encontro com a Toyota, quando conhecerão os planos de descarbonização (carros híbridos e elétricos) da empresa.

Rafael Fonteles também irá na embaixada do Brasil em Tóquio, onde terá reunião com empresários da área de energia, finalizando a agenda da terça-feira.

Na quarta-feira (1º), a primeira visita será na Toyo, empresa fabricante de pneus e materiais de borracha. As oportunidades de investimentos em hidrogênio verde no Piauí também serão apresentadas neste encontro.

De lá, Rafael Fonteles e o grupo seguirão para a plataforma de Inovação da Universidade de Tóquio (UTokyo IPC), onde será encerrada a segunda etapa da viagem à Ásia. A terceira etapa será na Coreia do Sul, a partir do dia 2 de novembro.

A missão internacional na Ásia objetiva atrair investidores e apresentar as potencialidades do Piauí em áreas estratégicas, como hidrogênio verde e pescado, além de parcerias para a otimização de serviços públicos. O Piauí busca exemplos de expertise em diversas áreas, além de firmar parcerias que irão impulsionar o desenvolvimento.

A meta é aprender com os demais países asiáticos e regiões as melhores práticas nas quais eles são destaques para trazê-las ao Piauí. Japão e Coreia do Sul são exemplos em educação, governadoria digital, tecnologia da informação. A China é um grande parceiro comercial em diversas áreas. O segundo ponto é trazer mais investimentos para o Piauí.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: