Cidadeverde.com

10 medicamentos gratuitos na Farmácia Popular para doenças no coração

Imprimir

Foto: Freepik

 

O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) é uma iniciativa do Governo Federal que disponibiliza à população brasileira os medicamentos essenciais conforme as diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica. Em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde e as farmácias municipais, a Farmácia Popular possibilita que os cidadãos obtenham medicamentos em estabelecimentos credenciados.

 

Criada em 2004, essa iniciativa proporciona remédios de forma gratuita para tratar condições como diabetes, asma, hipertensão e osteoporose, além de pílulas anticoncepcionais. Além disso, o programa oferece itens subsidiados para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas.

 

Como funciona o programa Farmácia Popular

 

Para participar do programa, é necessário fazer um cadastro nas farmácias associadas à Farmácia Popular. Para isso, tenha em mãos um documento oficial com foto e o número do CPF, além da receita médica. A prescrição precisa incluir informações como nome completo do médico, número do CRM, assinatura, endereço da instituição de saúde, data da emissão da prescrição, detalhes sobre o medicamento receitado, bem como o nome e endereço do paciente.

 

No site do Ministério da Saúde, é possível consultar a unidade mais próxima da sua residência para que o cadastro seja feito e você possa receber o medicamento, caso seja gratuito e conste na lista do governo, ou para adquirir o item com até 90% de desconto.

 

Medicamentos para tratar doenças do coração

 

A seguir, confira alguns remédios gratuitos disponíveis na Farmácia Popular para tratar doenças do coração. Lembre-se que eles devem ser receitados por um médico, pois a automedicação pode oferecer riscos à saúde.

 

1. Atenolol

 

É um betabloqueador usado para tratar hipertensão e doenças cardíacas como angina e arritmias. Ele age bloqueando os efeitos da adrenalina e reduzindo a frequência cardíaca, diminuindo a pressão arterial e o esforço do coração.

 

2. Enalapril

 

É um inibidor da enzima conversora de angiotensina (IECA), utilizado para tratar hipertensão e insuficiência cardíaca. Ele relaxa os vasos sanguíneos e reduz a resistência ao fluxo sanguíneo, além de diminuir a quantidade de água retida pelo organismo.

 

3. Losartana

 

É um antagonista do receptor de angiotensina II, também usado para tratar hipertensão e insuficiência cardíaca. Ele relaxa os vasos sanguíneos e diminui a pressão arterial, além de reduzir a carga sobre o coração

 

4. Varfarina

 

É um anticoagulante oral utilizado para prevenir a formação de coágulos sanguíneos que podem causar acidentes vasculares cerebrais (AVC) ou ataques cardíacos. Ela interfere no processo de coagulação do sangue.

 

5. Digoxina

 

É um medicamento usado para tratar a insuficiência cardíaca e algumas arritmias. Ele ajuda o coração a bombear sangue de forma mais eficiente, aumentando a força das contrações cardíacas.

 

6. Nitrato de isossorbida

 

O nitrato de isossorbida é um medicamento que age dilatando os vasos sanguíneos e aumentando o fluxo de sangue para o músculo cardíaco. Isso ajuda a aliviar os sintomas da angina de peito, como dor no peito, ao melhorar o suprimento de oxigênio para o coração.

 

7. Espironolactona

 

É um diurético poupador de potássio utilizado no tratamento da insuficiência cardíaca e hipertensão. Ele ajuda a reduzir a retenção de fluidos e a sobrecarga no coração.

 

8. Propranolol

 

É um betabloqueador usado para tratar hipertensão, angina e arritmias. Ele reduz a frequência cardíaca e diminui a pressão arterial.

 

9. AAS (ácido acetilsalicílico)

 

Embora não seja específico para doenças do coração, o AAS é frequentemente usado como antiplaquetário para prevenir coágulos sanguíneos que podem causar ataques cardíacos.

 

10. Hidroclorotiazida

 

É um diurético utilizado para tratar hipertensão. Ele ajuda a remover o excesso de sal e água do corpo, reduzindo o volume sanguíneo e a pressão nas artérias.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais