Cidadeverde.com

Ensino presencial e faculdades públicas têm os melhores desempenhos no Enade 2022

Imprimir

Fotos: Ascom Mec

 

Mulheres solteiras, brancas e pessoas que trabalham 40h semanais ou mais é maioria entre os avaliados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. Outro dado que chamou atenção foi que o ensino presencial, que foi afetado com a pandemia, e faculdades públicas têm os melhores desempenho no exame. 

Os resultados do Enade 2022 foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em coletiva de imprensa nesta terça-feira (31).

De acordo com o Questionário do Estudante, predominam entre os estudantes: mulheres (59,6%), brancas (52,9%), solteiras (67,9%), pais sem graduação (67,2%), pessoas com renda familiar entre 1,5 e 4,5 salários mínimos (69%) e indivíduos que trabalham 40h semanais ou mais (51,4%).

Os dados foram apresentados pelo diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Ulysses Tavares. Além dos resultados nas provas, o Enade, por meio do Questionário do Estudante, permite traçar o perfil socioeconômico dos estudantes avaliados.

De acordo com os resultados, a maioria das matrículas de cursos presenciais alcançou as notas de 3 a 5, já os estudantes do ensino a distância (EAD) chegam aos índices 2 e 3. 

Além dos resultados nas provas, o Enade, por meio do Questionário do Estudante, permite traçar o perfil socioeconômico dos estudantes avaliados. A informação contextualiza os resultados da prova e pode ajudar na definição de políticas públicas e guiar melhorias das próprias instituições e dos cursos. A orientação do Inep é que as instituições se apropriem dos dados para melhorar seus processos pedagógicos.

Novidades – Durante a coletiva, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que as licenciaturas terão avaliação anual no Enade. Também serão votadas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para esses cursos e há planos para a criação de uma agência reguladora. Segundo o ministro, o diálogo com as instituições, entidades, Conselho Nacional de Educação e sociedade civil fará com que a educação siga no caminho de aperfeiçoamento e melhoria da educação superior. "O ensino superior é tema essencial para o MEC. Por isso, o Enade tem colaborado para que o Ministério aperfeiçoe suas políticas públicas e mostrado a importância das políticas afirmativas para dar acesso às pessoas de baixa renda".

Na educação presencial, a maioria dos concluintes são jovens de até 24 anos, enquanto no ensino a distância (EaD), a faixa etária predominante é dos 31 aos 40 anos. 

Os resultados apontam também o número de concluintes que receberam subsídios ou bolsas para custear todas ou a maior parte das mensalidades. Entre os auxílios, estão o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade Para Todos (Prouni).

31,6% dos estudantes que responderam aos questionários são beneficiados por subsídios ou financiamentos públicos;

18,2 % dos concluintes de instituições públicas e 2,8% de instituições privadas receberam algum tipo de auxílio permanência;

43,1% dos concluintes de instituições privadas receberam algum tipo de bolsa e 9,9% algum tipo de financiamento.

Resultados – Considerando uma expectativa de notas em torno de 60 pontos, no caso dos cursos de bacharelado, comunicação social – jornalismo (56,89), secretariado executivo (57,82) e turismo (54,03) têm médias nacionais próximas às esperadas. Já nos cursos tecnológicos, houve destaque importante para tecnologia em design de moda (60,04) que teve a maior média.


Concluintes – A taxa de conclusão dos cursos avaliados pelo Enade 2022 entre 2017 e 2022 varia entre 11% e 16% (mais alta apenas no curso de teologia, que é 25,8%) nos bacharelados; e entre 23% e 30% nos cursos tecnológicos. Importante considerar que a duração dos tecnológicos é menor (entre dois e três anos) que no caso dos bacharelados.

Conceito Enade – Durante a coletiva, foi divulgado o resultado do Conceito Enade, que subsidia políticas públicas, processos de supervisão e regulação da educação superior. Educação a distância corresponde a 48,7% das matrículas dos cursos do Enade 2022 e 40% dos concluintes que fizeram as provas do Enade 2022. Em algumas áreas de avaliação, como ciências econômicas e relações internacionais, há grande concentração nos cursos EaD com conceitos 2 e 3.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é constituído por um Questionário do Estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico.

Neste ano, dentro das áreas do conhecimento citadas, o MEC as seguintes carreiras:

- Administração;

- Administração Pública;

- Ciências Contábeis;

- Ciências Econômicas;

- Comunicação Social (Jornalismo);

- Comunicação Social (Publicidade e Propaganda);

- Direito;

- Psicologia;

- Relações Internacionais;

- Serviço Social;

- Teologia;

- Turismo;

- Secretariado Executivo;

- Tecnologia em Comércio Exterior;

- Tecnologia em Design de Interiores;

- Tecnologia em Design Gráfico;

- Tecnologia em Design de Moda;

- Tecnologia em Gastronomia;

- Tecnologia em Gestão Comercial;

- Tecnologia em Gestão Pública;

- Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos;

- Tecnologia em Gestão Financeira;

- Tecnologia Logística;

- Tecnologia em Marketing;

- Tecnologia em Processos Gerenciais.

 

Por Yala Sena (com informações do MEC)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais