Cidadeverde.com

Enem: profissional de educação física dá dicas de como aliviar estresse e qual postura ideal nas provas

Imprimir

Foto: Freepik 

Por Rebeca Lima 

Na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, o estresse e ansiedade podem atrapalhar a rotina de estudos e dificultar a concentração dos candidatos. As longas horas de estudo também podem causar dores musculares e desconfortos.

Em entrevista ao Cidadeverde.com, a educadora física do Colégio Madre Savina, Rossiely Luz, explica como os exercícios físicos podem ajudar a relaxar, tirar a tensão, além da postura correta na hora de realizar a prova.

“Descansar corpo e mente é necessário durante esse período de provas. Atividades físicas ajudam na agilidade cognitiva, no relaxamento diminuindo o estresse, além de proporcionar a melhoria do condicionamento físico, mas respeitando os limites do seu corpo. Atividades ao ar livre são de extrema importância para manter seu cérebro oxigenado, tenha noites boas de sono, realize movimentos que soltem a musculatura do pescoço, coluna, lombar, braços e pernas”, explicou a educadora física.

Foto: Freepik 

Alongamentos e exercícios leves

Já na véspera da prova, Rossiely Luz destaca que os candidatos podem realizar alongamentos ou exercícios leves, não esquecendo de respeitar os limites do corpo de cada um.

“Quando estiver às vésperas da prova, o ideal é realizar relaxamento por meio de alongamento ou caminhada, entre 30 e 40 minutos. Só não vale fazer os exercícios muito tarde para não acordar se sentindo cansado. Respeite sempre os limites do seu corpo, procure dedicar alguns minutos para alongar o seu corpo. Esse cuidado também é importante para ajudar a encarar as provas”, pontua.

A educadora física reforça que essas atividades podem inclusive melhorar o condicionamento físico do candidato e ajudar na maratona de provas.

“Praticar exercícios leves é recomendado, ajudando o candidato a aliviar o estresse, além de ter uma melhor concentração e boa respiração para melhora do condicionamento físico”, destaca.

Foto: Portal Cidade Verde 

Reprodução de uma postura incorreta à esquerda e da maneira correta de sentar para responder a prova à direita

Postura ideal

Durante a realização das provas, que pode durar no máximo 5h30, é bastante importante o aluno manter uma postura correta para evitar dores e desconfortos ao longo do exame.

“Joelhos sempre a 90°, pés apoiados e descruzados no chão. O não alinhamento correto da coluna cervical pode trazer dores nas regiões lombar, torácica e cervical”, ressalta Rossiely Luz.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais