Cidadeverde.com

Empresário e funcionário são presos por vender celular roubado no Shopping da Cidade

Imprimir
  • 1.jpeg Ascom PC-PI
  • 2.jpeg Ascom PC-PI
  • 3.jpeg Ascom PC-PI
  • 4.jpeg Ascom PC-PI
  • 5.jpeg Ascom PC-PI

Por Adriana Magalhães, com informações da Ascom/SSP-PI, e Graciane Araújo

Atualizada às 14h15

Empresários passaram a desmontar celulares roubados para vender as peças. Segundo o superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), Matheus Zanatta, a estratégia visa driblar a investigação policial. Nesta quarta-feira (01), o dono e o funcionário de uma loja de assistência técnica de aparelhos eletrônicos, no Shopping da Cidade, foram presos suspeitos do crime de receptação. Além de arma, carro e uma grande quantia em dinheiro, a Polícia Civil do Piauí apreendeu cerca de R$ 1 milhão em produtos. 

"Nas cinco primeiras fases da operação Interditados, o foco foram lojas físicas que faziam a venda de aparelhos eletrônicos. Na sexta fase, focamos em uma assistência técnica. Nós observamos uma mudança na dinâmica dos empresários pra dificultar o trabalho de investigação. Eles estão fazendo a receptação desses aparelhos, desmontando e vendendo as peças", explica Zanatta. 

O delegado alerta que, mesmo após o celular desmontado, a perícia consegue identificar a qual IMEI pertence a peça e, caso haja restrição de furto ou roubo, o suspeito também responde pelo crime de receptação.

"Verificando isso, fazemos a consulta ao nosso banco de dados e verificamos se tem ou não restrição. Essa assistência técnica, só mexe com manutenção, não vende os aparelhos eletrônicos. Estava focada em fazer a receptação das peças de celulares roubados e fazer a manutenção com essas peças", explica o delegado.

Além de Teresina, onde foram cumpridos nove mandados judiciais, a operação Interditados VI foi deflagrada em Campo Largo do Piauí, no interior do estado, cidade onde também houve uma loja com as atividades suspensas devido à comercialização de produtos roubados. 

"Deflagramos a 6ª fase da operação Interditados. Desta vez, duas lojas foram alvo em Teresina e uma em Campo Largo. Uma das lojas na Capital é uma grande assistência técnica que se tornou alvo, após a operação Interditados V, quando abordamos um funcionário dessa loja. Com ele apreendemos várias peças de celulares, fizemos a perícia nesses celulares e constatamos que quatro das peças tinha restrição de roubo. Abrimos o inquérito, representamos pela preventiva do dono e do funcionário dessa loja e hoje demos cumprimento", finaliza o superintendente de Operações Integradas da SSP-PI.

Matéria original

Um empresário foi preso na manhã desta quarta-feira (01) no Shopping da Cidade, no Centro de Teresina. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto pela comercialização de celulares com restrição de roubo e furto. Um funcionário de sua loja também foi preso.

As prisões fazem parte de mais uma fase da Operação Interditados, realizada pela Secretaria de Segurança Pública, por intermédio da Superintendência de Operações Integradas, com o apoio da Polícia Civil e da Receita Federal.

Outras duas lojas do Shopping da Cidade também foram alvo de busca e apreensão e tiveram sua atividade econômica suspensa.

A operação resultou ainda na apreensão de aparelhos celulares, peças de celulares, notebooks, Ipads, arma de fogo, munição, dinheiro, carregador e acessórios.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais