Cidadeverde.com

Fiéis tocam sino para relembrar entes queridos em cemitério de Teresina

Imprimir
  • 00.jpeg Márcio Sales/ cidadeverde.com
  • 01.jpeg Márcio Sales/ cidadeverde.com
  • 02.jpeg Márcio Sales/ cidadeverde.com
  • 03.jpeg Márcio Sales/ cidadeverde.com
  • 04.jpeg Márcio Sales/ cidadeverde.com
  • 05.jpeg Márcio Sales/ cidadeverde.com
  • 06.jpeg Márcio Sales/ cidadeverde.com
  • 10.jpeg Márcio Sales/ cidadeverde.com
  • 11.jpeg Márcio Sales/ cidadeverde.com

 

Por Adriana Magalhães 

A movimentação de visitantes já é intensa, desde as primeiras horas do dia, nos cemitérios da Capital. No cemitério São José, na Matinha, muitos visitantes aproveitaram as primeiras horas do dia, e o clima mais ameno, para visitar o túmulo de familiares e amigos neste Dia de Finados. 

As ruas que dão acesso ao cemitério já registram congestionamento de veículos. 

Na porta, os vendedores aproveitam para faturar com a venda de velas, coroas de flores, naturais e artificiais, e artigos religiosos. 

No interior do cemitério os visitantes participaram ainda de missa campal realizada diante da Capela de São José. No turno da tarde será realizada a terceira missa do dia, às 17h. 

Para o padre Aquino, responsável pela Paróquia de Santa Clara, no bairro Real Copagre, o Dia de Finados é uma data para os fieis olharem para o céu e renovarem a crença na vida eterna. 

"Hoje é dia de olharmos para o céu, acendermos a nossa vela que representa a esperança e dizer que nós cremos na vida eterna. Nós acreditamos num mundo muito melhor. Deus está nos preparando. No tempo certo ele vai nos chamar", disse o religioso.

Foto: Márcio Sales/ cidadeverde.com

Sobre a saudade que sentimos daqueles que já partiram o Padre explica que os cristãos devem buscar conforto na palavra de Deus. 

"A palavra de Deus nos conforta. Jesus disse que ele é a ressureição e a vida. Ele disse que quem crê nele viverá eternamente. Esta morte que experimentamos é uma passagem para uma vida feliz, onde não há sofrimento, não há dor, não há doença. É só alegria. Todos nós desejamos a felicidade. E a nossa felicidade está escondida em Deus", afirma.

Para o Padre, o Dia de Finados não deve ser uma data de sofrimento e dor, mas uma oportunidade de reafirmar a crença cristã de que na casa de Deus há muitas moradas. 

"No dia de hoje não devemos ter o sentimento egoísta de que o outro nos pertence. É preciso que guardemos  um sentimento de esperança. Todos nós pertencemos a Deus e vamos voltar um dia para ele, para nossa casa que é o paraíso, que é a vida nova no céu", finaliza. 

 

 

 

Fiéis tocam sino para relembrar entes queridos

Diante da Capela de São José foi colocado um sino, ainda na fundação do cemitério de mesmo nome. Durante o dia de hoje, os fieis que visitam o cemitério fazem questão de marcar sua presença tocando o sino. 

"É uma forma de avisarmos aos nossos que estamos aqui. Que estamos aqui por eles", disse a dona de casa Cilene dos Santos. 

O ritual é repetido por pessoas de todas as idades. Até às crianças, que precisam da ajuda dos pais para alcançar o sino, participam do ritual.

"Desde pequeno minha mãe me traz e deixa eu tocar o sino", disse o pequeno Luiz Arthur, de 7 anos.

No Cemitério São Judas Tadeu, no bairro São Cristóvão a movimentação de visitantes também é intensa.

A aposentada Euzamar Borges visitou o túmulo dos pais. "Eu costumo visitar o túmulo deles no dia do aniversário de nascimento, de morte, no dia das mães e dos pais e no dia de Finados. Estar aqui é uma forma de dizer a eles que estou pensando neles. Na minha família somente eu tenho esse costume de vir aqui visitá-los. Acho que as pessoas estão perdendo esse costume essa tradição de visitar o túmulo dos entes queridos. E isso é uma pena", disse a aposentada enquanto arrumava o túmulo dos pais.

Maria Jucilene dos Santos visitou o túmulo da mãe pela primeira vez neste Dia de Finados. "Essa é a primeira vez que venho aqui visitar o túmulo da minha mãe, desde que ela faleceu há dois anos. Nunca tive esse costume, mas agora resolvi vir porque acho que ela espera que eu esteja presente nestas datas", afirmou .

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais