Cidadeverde.com

Moradores comem, dormem e passam noite em cemitério por tradição do Dia de Finados no PI

Imprimir

Por Adriana Magalhães e Marina Sérvio

Os moradores da localidade Encanto, na zona rural de Esperantina (a 184 km de Teresina), tem uma tradição peculiar. A comunidade se reúne há mais de 100 anos no Cemitério de Todos os Santos, em uma espécie de vigília que acontece na noite anterior ao Dia de Finados.

Na ocasião, os populares formam um verdadeiro acampamento no local. Em imagens divulgadas através das redes sociais, é possível ver a interação e as atividades que o grupo desenvolve. Deitam em redes, cozinham, se alimentam, crianças brincam, sentam em rodas para conversar, tudo ao lado dos túmulos onde entes queridos foram enterrados. Veja registros enviados ao Cidadeverde.com no vídeo abaixo. 

 

 

Além do conforto e da interação entre as pessoas que participam, a fé é um elemento presente. Um celebração é realizada na capela do cemitério e os populares fazem orações e rezam terços ao longo da noite. Na gravação, uma moradora diz ter 80 anos e relata já participar da viília há 72 anos, quando ainda era uma criança. 

"Eu não falho um ano. Hoje tenho 80 anos, mas desde os meus oito anos passo a noite do Dia de Todos os Santos aqui dentro do Cemitério", disse a idosa.

Tradicionalmente, a comunidade realiza o Festejo de Todos os Santos e Santas de Deus no período de 20 de outubro a 1º de novembro. Esse ano, a comunidade realizou o 11º Novenário dentro da programação da festa. A última noite de novena acontece no cemitério da comunidade.

Foto: Ascom/ Prefeitura 

A prefeita de Esperantina, Ivanária Sampaio, participou da atividade na madrugada desta quinta-feira (02) e usou as redes sociais para mostrar a tradição peculiar. 

"É a coisa mais interessante que eu já vi na minha vida. A gente se encanta com essa tradição. As famílias sentam ao redor dos túmulos dos seus entes queridos e passam a noite lá", diz a gestora.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais