Cidadeverde.com

5 atividades físicas divertidas para fazer no final de semana

Imprimir

Foto: Freepik

Com a correria do dia a dia, encontrar tempo para se exercitar pode ser um desafio. Nesse cenário, o fim de semana oferece a oportunidade perfeita para sair, se divertir e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde física e mental. Existem várias atividades físicas que não apenas ajudam a manter a forma, mas também promovem a conexão com amigos e familiares, proporcionando momentos de alegria e contribuindo para o bem-estar.

“A prática de exercícios físicos aumenta o fluxo da circulação do sangue e melhora o retorno venoso para levar oxigênio às células dos músculos e tecidos próximos. Além disso, contribui para a queima de gordura, ajuda a desenvolver os músculos e fortalece o sistema imunológico”, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

A seguir, confira algumas atividades físicas para tornar os fins de semana mais saudáveis e divertidos!

 

1. Caminhada ou trilha em grupo

Reúna pessoas de quem gosta e escolha uma trilha ou um local para uma caminhada. Caminhar em grupo fortalece laços sociais, promove bem-estar mental, melhora a saúde cardiovascular e proporciona um escape relaxante da vida cotidiana. Além disso, é uma ótima maneira de apreciar a natureza enquanto se mantém ativo

 

“Tanto a caminhada quanto a corrida são boas para a saúde e alguns benefícios são comuns em ambas as modalidades, como o controle da hipertensão, da diabetes e do colesterol, a melhora da circulação e a liberação de endorfinas, hormônios que relaxam o corpo, geram sensação de bem-estar e melhoram a qualidade do sono”, destaca a Dra. Aline.

 

2. Passeio de bicicleta

 

Se você possui uma bicicleta, vá dar um passeio pelo seu bairro ou por trilhas locais. Andar de bicicleta não só promove a saúde cardiovascular e fortalece as pernas, mas também é uma ótima maneira de explorar novos lugares e apreciar a paisagem. Além disso, é uma opção de transporte sustentável que beneficia o meio ambiente

 

“O ciclismo também age como um antidepressivo, pois relaxa e alivia todas as tensões do estresse do dia a dia. Melhora o sono, já que aumenta a produção de endorfina (hormônio da felicidade), aumenta o HDL (bom colesterol) e previne problemas de hipertensão”, explica Iva Bittencourt, personal trainer e apresentadora da TV Cinec.

 

3. Esportes em equipe

 

Organize um jogo de futebol, vôlei, basquete ou qualquer outro esporte em equipe com amigos e familiares. Jogos em equipe incentivam o trabalho conjunto, melhoram a comunicação e a coordenação, fortalecem os laços sociais e promovem a diversão. Além disso, proporcionam um exercício cardiovascular e muscular significativo, contribuindo para uma vida ativa e saudável. É uma maneira excelente de socializar e se divertir enquanto se exercita.

 

4. Aulas de dança

 

Procure por aulas de dança locais ou simplesmente coloque sua música favorita em casa e comece a se movimentar. A dança é uma forma divertida de exercício que melhora a coordenação, a flexibilidade e o condicionamento cardiovascular. Além disso, libera endorfinas, aliviando o estresse e promovendo a expressão criativa. Trata-se de uma maneira eficaz de queimar calorias enquanto se diverte.

 

“A dança pode ajudar no combate ao estresse e à depressão leve ou moderada. Quem dança fica mais próximo dos outros, o que ajuda nesse tipo de doença. É um momento para recarregar as baterias, mudar o foco. Você esquece todos os problemas. Eles não sumiram. Quando você termina a atividade, estão lá, mas você está com as baterias recarregadas, com outra energia para enfrentá-los”, incentiva o professor de dança Rogério Luiz Pereira.

 

5. Aulas de surf

 

Se você mora perto da praia, considere fazer aulas de surf. Essa atividade aquática aprimora o equilíbrio, a força do core e a resistência física. Além disso, proporciona uma conexão única com o oceano, aliviando o estresse e oferecendo um ambiente tranquilo para se exercitar, fortalecendo corpo e mente.

 

 

Fonte: Estadão Conteúdo

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais