Cidadeverde.com

Comunidades quilombolas de São Raimundo Nonato são beneficiada por projeto da Sudene

Imprimir

Foto: Prefeitura de São Raimundo Nonato / Divulgação

A partir de um convênio com a prefeitura de São Raimundo Nontato, a Sudene investiu R$ 540 mil em uma iniciativa para garantir segurança hídrica a comunidades locais. Os recursos contemplaram cinco comunidades quilombolas, impactando positivamente a vida de 100 pessoas, aproximadamente.

A capacitação foi voltada para a desmistificação do reuso de águas cinzas, construção, funcionamento do sistema de reuso, além da aplicabilidade em quintais produtivos. Foram realizadas, ainda, oficinas que abordaram, entre outros temas, compostagem e produção orgânica.

Segundo o secretário do Meio Ambiente de São Raimundo Nonato e coordenador do projeto, André Landim, a água reutilizada é rica em nutrientes e “as culturas que a receberão poderão se desenvolver de forma mais rápida e melhor, consequentemente, garantindo alimentação dessas famílias”. Ele destacou, ainda, que outro ponto positivo do projeto é a possibilidade de comercialização dos produtos oriundos do quintal produtivo.

Os quintais produtivos são sistemas simplificados que integram hortas, jardins, plantas frutíferas e medicinais, além da criação de animais. “Portanto, essas águas cinzas serão ‘recicladas’ para que sejam a irrigação ideal desses quintais, garantindo alimento de qualidade”, enfatizou. Atualmente, o projeto está na etapa de implantação, com a entrega dos materiais para implementação. Já foram realizados minicursos, seminários e oficinas em todas as cinco comunidades.

O coordenador de Desenvolvimento Territorial, Infraestrutura e Meio Ambiente da Sudene, José Farias, afirma que esse é um projeto diferenciado, especialmente por direcionar as capacitações para as famílias beneficiárias dos 28 sistemas de reuso previstos pelo convênio, que irão atender, também, a população que mora nas proximidades. Segundo Farias, “a capacitação engloba gestão dos recursos hídricos e de negócios gerados pelos quintais produtivos, estimulando a produção da pequena agricultura familiar”.

A Sudene vem buscando implementar ações que minimizem os efeitos da seca na região e a segurança hídrica é um dos eixos estratégicos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), que considera a água um fator fundamental para o desenvolvimento sustentável da região, em especial o semiárido. O propósito de projetos como o de reuso implementado em São Raimundo Nonato é dar um novo destino à água que seria normalmente descartada. A Sudene pretende, com isso, estimular projetos que permitam a convivência rentável e ecologicamente equilibrada com as condições climáticas características do semiárido.

 

Fonte: Sudene

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais