Cidadeverde.com

Professores destacam a importância da interpretação nas questões de Física para o Enem

Imprimir

Foto: Márcio Sales/ Cidadeverde.com

Os professores de física Danilo Galdino e Edmundo José destacaram a importância da interpretação para ter êxito nas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, durante o Exame nacional do Ensino Médio (Enem). Eles pontuam todas as questões envolvem competência e habilidade e que não há a necessidade de decorar fórmulas. 

"Na prova vão ter situações baseadas na competência e habilidade. Muitas vezes, a fórmula que o aluno vai utilizar pra resolver a questão, é uma fórmula simples, só que a interpretação, como o aluno vai entender a competência cobrada na questão e desenvolver a habilidade, é isso que o aluno precisa entender para fazer uma boa prova de Física", orienta Galdino. 

Os professores explicam que as questões são contextualizadas com situações do cotidiano

"Para extrair do aluno situações problemas, situações do cotidiano, onde ele possa fazer uma interligação entre o que é trabalhado em sala de aula e onde ele vai aplicar. São questões contextualizadas para que os alunos possam desenvolver os conceitos de Física", explica Galdino.

ASSUNTOS COBRADOS

Entre os assuntos que devem ser cobrados em física estão fenômenos ondulatórios, polarização, difração, interferência. 

"Os principais fenômenos ondulatórios são ressonância e aí falamos de controle remoto, sintonia de rádio e TV, forno microondas. A polarização, polarizar uma onda significa tirar dela oscilações indesejadas, aí temos vários exemplos como o funcionamento de óculos 3D, lentes antireflexo", elenca José. 

Ele chama atenção também para que os alunos revisem o significado das unidades de medidas de eletricidade: watt, ampere, ohm, coulomb.

 

VEJA A ENTREVISTA COMPLETA COM MAIS ASSUNTOS

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais