Cidadeverde.com

Despachante e funcionário terceirizado do Detran são detidos após suspeita de fraude

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues e Najla Fernandes

A diretora do Detran, Luana Barradas, afirmou que o órgão tem investido em tecnologia e que busca a instalação de uma delegacia da Polícia Civil no local. A declaração ocorreu após um despachante não credenciado e um funcionário terceirizado do Detran terem sido detidos na quarta-feira (8) após o uso de um documento falso para o emplacamento de um veículo.

Segundo o Detran, um despachante não credenciado ao órgão deu entrada num processo de primeiro emplacamento de um veículo. No ato de conferência, foi constatado que a assinatura apresentada nos documentos é distinta da oficial da proprietária do veículo. 

O caso levantou suspeitas de um funcionário do órgão, por isso a Polícia Civil foi acionada. O homem que estaria utilizando o documento falso, assim como um funcionário terceirizado do órgão que é suspeito de facilitar o crime, foram detidos e encaminhados para a Central de Flagrantes de Teresina para prestar esclarecimentos, mas logo depois foram liberados.

A diretora do Detran, Luana Barradas, afirmou que sendo provada a participação do terceirizado, ele será demitido. “Se for provado que estava dentro da ação, se ele for terceirizado, ele é imediatamente demitido por justa causa”, explicou.

Ela destacou ainda que o órgão tem investido em tecnologia e que busca a implantação de uma delegacia da polícia civil na sede.

“O Detran tem investido em tecnologia e treinamento dos funcionários. Nós estamos investindo em tecnologia. Eu lhe dou o exemplo do sistema de despachantes. Hoje o sistema de despachantes é totalmente online, onde você tenta acabar com aqueles atravessadores que ficam no Detran e também você acaba com o extravio de documentação. Nós temos também investido na baliza eletrônica, onde tínhamos muitas reclamações com relação aos exames práticos. Estamos também exigindo das clínicas, no qual a gente está pedindo sistema de geolocalização. O Detran está investindo em tecnologia para tentar minimizar essas questões e também estamos com uma parceria muito forte com a Secretaria de Segurança Pública. Estamos treinando nossos funcionários a aprenderem a manusear os documentos, saber quando é que é falso, quando é que é verdadeiro. E temos fortemente, agora, a presença da Secretaria de Segurança Pública, através dos policiais, dentro do Detran.  Então vai ser cada vez mais forte a presença policial, seja na sede, nos postos e no interior. Estamos conversando com o Secretário de Segurança Pública para que a gente consiga implantar, aqui, até o início do próximo ano, uma delegacia dentro do Detran”, destacou.

Confira nota do Detran sobre o caso:

Um despachante não credenciado ao Departamento de Trânsito do Estado (Detran-PI) deu entrada num processo de primeiro emplacamento de um veículo, na segunda-feira, às 9h, 06 de novembro de 2023. No ato de conferência, foi constatado que a assinatura apresentada nos documentos é distinta da oficial da proprietária do veículo.

Por conta do impasse, o suposto atravessador (despachante), um atendente do Órgão de Trânsito e a proprietária do veículo foram conduzidos nesta quarta-feira (08) por autoridades policiais à Central de Flagrantes da Polícia Civil para prestarem esclarecimentos. 

O Detran-PI ressalta o  comprometimento na implementação de novos dispositivos tecnológicos que dificultam a prática de crimes de falsidade ideológica e outros nas esferas de trânsito do Estado. Do mesmo modo, colabora com as instituições de segurança e investigação, no aprimoramento de suas atividades e boa prestação de serviços à sociedade.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais