Cidadeverde.com

10 motivos para inserir a prática de pilates na rotina

Imprimir

Foto: Freepik

Colocar o pilates na sua rotina pode fazer muito bem para o seu corpo e mente, por ser um tipo de exercício que ajuda a fortalecer, alongar e pausar os pensamentos. “Sua abordagem global permite um trabalho sinérgico entre músculos e mente. Conforme os exercícios vão mudando e a prática vai evoluindo, o aluno precisa lidar novamente com sua capacidade de concentração em torno do novo movimento, até que executá-lo se torne mais fácil e natural”, explica a fisioterapeuta Josi Araújo

A seguir, veja outros 10 motivos para inserir a prática de pilates na rotina!

 

1. Melhora a flexibilidade

 

A flexibilidade no pilates é desenvolvida porque a prática gera movimento durante os alongamentos, garantindo que os músculos estejam aquecidos e ativos enquanto se alongam. Essa abordagem permite que você se estenda ainda mais, com menor probabilidade de dor muscular ou lesões.

 

Segundo a fisioterapeuta Jéssica de Cnop, a prática também pode ser indicada por um médico, “para se tratar alguma condição, por exemplo, por problema no joelho, coluna, respiratório, enfim, por inúmeras condições patológicas ou disfuncionais”.

 

2. Favorece o fortalecimento muscular

 

O pilates é uma prática que fortalece o corpo e melhora a flexibilidade. Com isso, você pode reduzir dores nas costas, no pescoço e nas articulações, o que torna o dia a dia mais confortável.

 

“Os corpos treinados pelo método são fortes, alongados, flexíveis e saudáveis. A postura melhora muito e os movimentos se tornam elegantes. Tanto em aparelhos como no solo. O centro de força do pilates, composto principalmente pelos músculos do abdômen, região lombar, quadris e glúteos, é a base da técnica elaborada por Joseph”, explica a fisioterapeuta Dalmara Vendeiro. 

 

3. Melhora a postura

 

Ao praticar regularmente o exercício, você pode corrigir maus hábitos posturais e reduzir as dores nas costas associadas a uma má postura. Isso não apenas melhora a aparência, mas também evita problemas de saúde relacionados à postura incorreta, tornando sua vida mais confortável e saudável.

 

4. Alivia o estresse

 

Durante a prática de pilates, é dada ênfase à respiração controlada e à concentração mental, o que ajuda a reduzir a tensão e a ansiedade. “A concentração é um dos princípios do pilates, ou seja, a mente precisa controlar o corpo. Isso porque os exercícios nos exigem maior foco sobre os movimentos que estão sendo executados. O método contribui para afastar os gatilhos mentais que geram ansiedade, como preocupações e estresse causado pelo trabalho”, afirma Josi Araújo.

 

5. Beneficia a coordenação e o equilíbrio

 

A atividade também trabalha o equilíbrio, fortalecendo os músculos centrais que ajudam a manter a estabilidade do corpo. Melhorar a coordenação e o equilíbrio não apenas aprimora a sua qualidade de vida, mas também contribui para uma sensação de confiança e independência em suas atividades diárias.

 

6. Ajuda a prevenir lesões

 

Com uma atenção cuidadosa à técnica e ao movimento controlado, você aprende a usar seu corpo de maneira mais segura nas atividades diárias, prevenindo possíveis quedas e lesões.

 

“O pilates trabalha para fortalecer a musculatura, proporcionando alívio da dor e melhora da rigidez articular. Com o tempo, as articulações naturalmente tendem a desgastar, o que pode resultar em dores e inflamações. O método exige uma boa coordenação, além de estabilidade e preparação para a sobrecarga que esses movimentos repetitivos proporcionam. Dessa forma, promove controle respiratório, alinhamento postural e reequilíbrio muscular”, explica a fisioterapeuta Josi Araújo

 

7. Tonifica o corpo

 

É ótimo para deixar o centro do corpo mais forte, incluindo a barriga, as costas e a área da pelvis. Também trabalha os músculos de todo o corpo de maneira equilibrada, o que pode fazer você parecer mais simétrico e melhorar a sua aparência geral.

 

“O pilates trabalha o corpo de forma global, garantindo a tonificação da musculatura e melhorando a flexibilidade, evitando lesões, auxiliando na coordenação motora, consciência corporal e eliminando toxinas corporais”, relata Josi Araújo

 

8. Aumenta a consciência corporal

 

Durante os exercícios de pilates, você precisa prestar atenção aos seus movimentos e à forma como está usando seus músculos. Isso ajuda a melhorar a sua postura e a sua coordenação, e também pode ser útil em outras atividades da vida diária.

 

“Os princípios do pilates estão presentes nas aulas por meio dos movimentos que melhoram a consciência corporal, promovem o aumento da densidade óssea e aumentam a flexibilidade e a resistência física”, afirma Pedro Coelho, profissional de Educação Física da TotalPass.

 

9. Pode ser praticado por qualquer pessoa

 

A atividade é recomendada para todas as pessoas, e adaptável conforme a necessidade de cada um. “Pode ser praticado pelos mais diferentes grupos, desde os atletas aos sedentários, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação”, afirma Rafael Vasconcelos, fisioterapeuta e especialista em pilates.

 

“Ou seja, qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos, e em todos os níveis de condicionamento físico, pode praticar o pilates, desde que sejam respeitadas as diferenças individuais e os princípios de treinamento desportivo”, analisa.

 

10. Favorece o bem-estar e a qualidade de vida

 

Com a junção de diversos benefícios que a atividade promove, o pilates também oferece um bem-estar geral e ajuda na manutenção da saúde mental. “Para quem sofre muito com os sintomas da TPM, a prática do pilates é muito indicada, já que os exercícios físicos colocam o corpo em movimento, liberando endorfina (um hormônio responsável pela sensação de bem-estar e prazer). Sendo assim, sintomas como irritabilidade, depressão, cansaço, sensibilidade emocional, ansiedade, dentre outros, são reduzidos”, pontua Ana Luísa Marçal, fisioterapeuta e diretora clínica do Instituto Pilates, unidade de Guarulhos.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais