Cidadeverde.com

Hemopi participa de estudo sobre o vírus HTLV e alerta para subnotificação

Imprimir

Foto: Ascom

O dia 10 de novembro é voltado para a conscientização do HTLV (vírus linfotrópico de células T humanas), um vírus pouco conhecido, mas que pode causar doenças crônicas. Ele foi o primeiro retrovírus humano oncogênico causador de doença infecciosa, descoberto na década de 1980. Esse vírus infecta principalmente as células do sistema imunológico fazendo com que essas percam sua função de defender nosso organismo. 

No Piauí, o vírus foi objeto de estudo dos acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI-Picos) Marcos Furtado, Pedro Victor Rocha, Filipe Siqueira, sob orientação do Professor Doutor em Farmacologia Ítalo Rossi e do biomédico e doutor em Ciências Morfofuncionais (UFC), João Antônio Miranda. O estudo também teve a participação do biomédico Abílio Neto, coordenador do Laboratório do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), responsável por fornecer os dados para o estudo, já que os testes sorológicos que detectam o HTLV são obrigatórios em todos os hemocentros do Brasil desde 1993. Os resultados foram apresentados no XVI Simpósio Internacional sobre HTLV, realizado em João Pessoa (PB).

O estudo foi feito com dados de doadores de sangue de Teresina e também do Hemocentro Regional de Picos e mostrou resultados diferentes. Em Teresina, foram analisados 306 casos de doadores de sangue registrados no período de 10 anos (2012 a 2021) que acusaram HTLV nas amostras coletadas no ato da doação de sangue. Do total, 152 retornaram para a coleta de uma segunda amostra e confirmaram o diagnóstico positivo; 62 negativaram, 10 casos foram inconclusivos e 82 não compareceram para refazer o exame.

Em Picos, ao longo do mesmo período de 10 anos foram registrados 17 casos, sendo que destes, apenas 7 retornaram para coletar a 2ª amostra e todos foram confirmados.

“O perfil epidemiológico mostrou que, em Teresina, a maioria dos pacientes são mulheres adultas, pardas, solteiras e com escolaridade média. Já em Picos também prevalece pacientes do sexo feminino, adultas, mas que se identificam como brancas e tem baixa escolaridade”, revela o acadêmico de medicina, Pedro Victor Rocha.

Pedro Victor explica ainda que 2016 foi o ano com maior identificação de casos. “É um vírus pouco testado e investigado entre a população sexualmente ativa no Brasil. O mecanismo de proliferação do vírus no corpo é idêntico ao do 'seu primo' HIV, mas o desenvolvimento das complicações é mais lento, porém existem as exceções”.

Um dos objetivos do estudo é tornar a testagem obrigatória, para além dos hemocentros, pois a subnotificação é um dos principais problemas apontados. “Todos os serviços direcionados a gestantes deveriam fazer os testes para HTLV, pois a transmissão vertical – de mãe para filho seja na gestação, parto ou amamentação – é predominante na grande maioria dos casos notificados no país. As estimativas apontam que 2,5 milhões de brasileiros estão infectados, mas não sabem”, diz Marcos Furtado.

Entenda mais sobre o HTLV

O HTLV é transmitido através do contato direto de célula para célula seja em uma relação sexual desprotegida (sem uso de preservativo) com parceiro infectado, compartilhando seringas e agulhas, ou através da amamentação (transmissão vertical de mãe para filho). 

As principais alterações de saúde relacionadas ao HTLV são dificuldade para andar, levantar-se de cadeiras e subir escadas, bem como urgência para urinar, sensação de que a bexiga não se esvazia por inteiro após urinar, além de ínguas, lesões de pele e inflamação nos olhos.

O HTLV está associado ainda a oncogênese e a doenças inflamatórias crônicas, como a Leucemia/Linfoma de Células T do Adulto (ATLL) e a Mielopatia associada ao HTLV-1 (HAM). Outras manifestações como a Dermatite Infecciosa, Uveíte, Síndrome de Sicca, Ceratite Intersticial, Síndrome de Sjögren, Tireoidite de Hashimoto, Miosite e Artrite, embora de menor gravidade, também estão associados a infecção por esse vírus.

Ao ser confirmado o diagnóstico, o tratamento é direcionado de acordo com a doença relacionada ao HTLV. A pessoa deverá ser acompanhada nos serviços de saúde do SUS e, quando necessário, receber atendimento em serviços especializados para diagnóstico e tratamento precoce de doenças associadas ao HTLV.

Atualmente, a confirmação do HTLV é feita através de testes sorológicos realizados pelos hemocentros em todo o Brasil, mas restrito somente aos doadores de sangue ou através dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

No Hemopi, os testes de quimioluminescência são realizados em laboratório próprio e seguem os protocolos exigidos pela legislação atual em relação à Política Nacional de Sangue. “Uma vez positivo na triagem sorológica, ainda é necessário o teste confirmatório, para fins de diagnóstico. Tomar conhecimento da infecção é fundamental para controlar a transmissão do vírus, por isso, a prevenção é essencial para evitar o contato com o HTLV", explica o coordenador do Laboratório do Hemopi, Abilio Neto.

 

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais