Cidadeverde.com

Operação Interditados VII: Empresário é preso em flagrante com arma de uso restrito

Imprimir

Fotos: Bárbara Rodrigues/Cidadeverde.com

Delegados Felipe Bonavides e Matheus Zanatta

Um dos empresários alvos da Operação Interditados VII foi preso em flagrante por estar em posse de uma arma de uso restrito que estava registrada no nome do seu irmão. A operação deu cumprimento a nove mandados de busca e apreensão em lojas e três mandados em residências em ação focada na venda de celulares roubados.

A Polícia Civil encontrou seis armas na residência de um empresário que possui uma loja de assistência técnica de aparelhos celulares localizada no bairro Dirceu. Ele tem registro como Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC). Para cinco armas ele tinha registro, mas uma de uso restrito ele não tinha autorização, por isso foi preso em flagrante e deve perder a posse das demais armas. 

"Apreendemos três pistolas, dois revólveres e duas armas de cano longo. O juiz autorizou a busca e apreensão na residência dele, pois para ter porte tem que ter a idoneidade e, como ele já está respondendo a inquérito policial, ele perdeu essa idoneidade. Então, provavelmente, será caçada a licença dessas armas de fogo. Uma das armas de fogo que foi encontrada na residência, era do seu irmão, então ele vai ser flagranteado pela posse irregular de arma de fogo de uso restrito, que é uma pistola G2C, de 9 mm, que hoje é de uso restrito", disse Matheus Zanatta, que destacou que as armas serão também periciadas.

O empresário afirmou ter as armas por ser um atirador esportivo. "Na verdade, a grande parte dessas armas está registrada no Exército, porque ele é CAC, atirador esportivo. Uma das pistolas está registrada na Polícia Federal então nós pedimos a busca e apreensão dessas armas tendo em vista que ele está respondendo a inquérito e ele perdeu a idoneidade de ter essas armas então provavelmente vai ser cassada a licença tanto no Exército, quanto na Polícia Federal", explicou.

O delegado Felipe Bonavides, gerente da Feisp, disse que por ser arma de uso restrito, somente o juiz poderá decidir se o empresário pagará uma fiança e responderá em liberdade.

 "Uma das armas de fogo que estava na sua residência é do irmão dele. Embora tenha registro, é do irmão dele. Então aí já configura a posse irregular de arma de fogo de uso restrito porque o calibre dela é 9 mm. Ele é autuado pelo artigo 16, pois quando a arma é de uso permitido, é possível arbitrar fiança e a pessoa é solta. Nesse caso, como é de uso restrito, a prisão é em flagrante e o delegado não pode arbitrar fiança. Só o juiz poderá ver a questão da finança”, destacou.

A operação

Na Interditados VII o alvo eram lojas físicas localizadas em bairros da capital, entre eles Dirceu, Cidade Jardim e Santa Luzia, pela venda de celulares roubados. Segundo Matheus Zanatta, nas recentes intimações de pessoas flagradas com celulares roubados, os compradores apresentaram comprovantes de que adquiriram os aparelhos em lojas físicas da capital.

“O que motivou essas buscas é que durante as intimações de massa de pessoas que estão na posse de celulares com restrição essas pessoas informaram que compraram os celulares nessas lojas, por isso realizamos a operação. Foram 12 mandatos de busca e apreensão, sendo que nove em lojas, e todas essas lojas tiveram a suspensão das suas econômicas, ou seja, todas essas lojas elas foram fechadas”, destacou Zanatta.

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais