Cidadeverde.com

Aeroporto de São Raimundo amplia voos e recebe alunos de SP, MG e PE para “turismo pedagógico”

Imprimir
  • voo5.jpg Ascom/Esaero
  • voo4.jpg Ascom/Esaero
  • voo3.jpg Ascom/Esaero
  • voo2.jpg Ascom/Esaero
  • voo1.jpg Ascom/Esaero

Por Yala Sena

Um dos maiores pontos turísticos do Piauí, o Parque Nacional Serra da Capivara, já conta com mais voos para turistas, moradores e empresários da região. Um dos atrativos que tem crescido é a vinda de estudantes e professores para o “turismo pedagógico”, devido a região abrigar o maior parque a céu aberto do mundo com descobertas importantes sobre a humanidade. 

Essa semana, a Azul Linhas Aéreas disponibilizou mais uma aeronave às terças-feiras de Recife a São Raimundo Nonato com escala na cidade de Petrolina (PE), reforçando passagens para a região.   

O primeiro grupo de estudantes desembarcou na última terça-feira (7) em São Raimundo Nonato. Foram 40 pessoas entre professores e alunos de uma escola bilingue de Recife (PE). 

“Existem escolas de São Paulo, Minas Gerais que já procuraram pela rota. Acredito que vai ser uma alternativa muito boa, que é justamente o turismo pedagógico, recebendo estudantes de vários estados”, disse Giordanno Macedo, da agência de turismo Selva Branca, que atua em São Raimundo Nonato. 

“As viagens têm aumentado com chegada por São Raimundo Nonato. O governo do estado está fazendo investimentos, a Secretaria de Turismo, Sebrae e Embratur também, levando 15 empresas do Piauí para Portugal para evento de 20 a 25 deste mês, justamente para casar esse voo. A proposta é de um roteiro de Lisboa, Recife, Parque Serra da Capivara com oito dias na região e estamos apostando muito”, disse Giordanno. 

O aeroporto recebe passageiros com voos semanais às quintas e domingos e agora às terças-feiras. De dezembro do ano passado até hoje, o aeroporto já recebeu 4.171 passageiros em 88 voos.

“Tem aumentado a demanda de viagens não só de turistas, mas de moradores da região, empresários. Já recebemos turmas de estudantes de outros estados que vieram para visitar o Parque Serra da Capivara”, disse Tony Mesquita,  CEO da Esaero Airports, empresa responsável pela administração do aeroporto. 

O diretor de Eventos e Patrocínios da Secretaria Estadual de Turismo, José Neto Monteiro, disse o aumento de voos ocorre  devido à alta demanda de passageiros para a cidade, bem como às potencialidades turísticas da região. 

“Isso demonstra o fortalecimento dos destinos piauienses, contribuindo para que o setor do turismo cresça e gere novas oportunidades. Além disso, a ação, haverá o favorecimento da visita de mais turistas estrangeiros. Percebemos um aumento quanto a procura pelo destino, o que nos deixa bastante felizes, e a ideia é potencializá-lo cada vez, estimular que mais pessoas conheçam e se encantem pelas diversas riquezas do nosso Piauí. Por meio desses voos, podemos realizar a conexão de turistas brasileiros e de outros países com os nossos atrativos”, disse  Monteiro.

O CEO da Esaero Airports, Tony Mesquita, explicou ainda que desde o voo inaugural, em dezembro de 2022, tem-se trabalhado bastante na divulgação do destino e dos serviços, o que resultou no aumento de pessoas viajando para a região.

“Antes os usuários do transporte aéreo iam de carro ou ônibus para Petrolina ou Teresina, para de lá embarcar para outro destino, agora com os voos da Azul, toda região de Coronel José Dias, Canto do Buriti, São João do Piauí, Lagoa do Barro, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio e demais cidades próximas, podem programar sua viagem partindo de São Raimundo Nonato. Temos trabalhado na divulgação e promoção dos voos e por acreditar na permanência dessa rota”, disse Mesquita.

Ele informou ainda que o aeroporto vai receber um novo equipamento para vai auxiliar com melhor precisão os pousos e decolagens. Com isso, o aeroporto poderá receber aviões à jato. 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais