Cidadeverde.com

Metrô descarrila com mais de 300 passageiros na zona Sul de Teresina; serviço é suspenso

Imprimir
  • metro2.jpg Roberto Araújo/ Cidadeverde.com
  • metro3.jpg Roberto Araújo/ Cidadeverde.com
  • metro4.jpg Roberto Araújo/ Cidadeverde.com
  • metro5.jpg Roberto Araújo/ Cidadeverde.com
  • metro6.jpg Roberto Araújo/ Cidadeverde.com
  • metro1.jpg Roberto Araújo/ Cidadeverde.com

Por Roberto Araújo

Atualizada às 18h06

A Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí informou, no início da noite desta sexta-feira (10), que a dilatação dos trilhos e abertuar de bitola foi o que causou o descarrilamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Metrô de Teresina nesta tarde, nas proximidades da estação da Rua Goiás, no bairro Ilhotas, zona Sul da capital. Por meio de nota, a Companhia informou que está tomando medidas para restabelecer a correção da via férrea e recolocar o veículos nos trilhos.

Ainda na nota, a Companhia informou que estima que menos de 100 passageiros foram afetados, dado inferior ao apurado no local pelo Cidadeverde.com, que aponta que em torno de 300 pessoas estavam sendo transportadas porque é um horário com maior fluxo em virtude do retorno de passageiros do Centro para o bairro Dirceu, na zona Sudeste. Não houve feridos.

Veja a nota completa da Companhia ao fim da reportagem

Matéria original

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Metrô de Teresina descarrilhou por volta das 15h30 desta sexta-feira (10), nas proximidades da estação da Rua Goiás, no bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina. 

O veículo estava seguindo no sentido Centro - Dirceu, quando saiu dos trilhos. Ainda não se sabe o que provocou o descarrilamento.

Pelo menos 300 passageiros estavam no transporte. Não houve feridos.

Foto: Roberto Araújo/ Cidadeverde.com

O maquinista do VLT, Raimundo Alves, descreveu o momento de descarrilhamento e disse que apenas uma análise técnica pode detectar o que ocasionou o problema. 

“A gente vinha no sentido normal, horário normal, do nada, ele trepidou, e no que ele trepidou, ele caiu. Uma coisa que a gente fica até sem saber como explicar, pois estava normal, não tinha nada no trilho, e o trem vinha lento, porque na subida ele não pega velocidade. Só quem vai avaliar é o pessoal da mecânica pra dizer o que ocorreu”, disse.

Ainda segundo o maquinista, este é o primeiro descarrilhamento desde que o metrô passou a funcionar com os VLTs, em 2018.

 

 

O serviço do metrô foi suspenso temporariamente nesta sexta-feira (10). Ainda não há informações sobre o que pode ter causado o problema e uma equipe faz vistoria para identificar as causas.

O transporte do trem de carga também está suspenso até que o VLT seja retirado. 

Foto: Roberto Araújo/ Cidadeverde.com

 

A Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí, que administra o metrô da capital, emitiu um comunicado informando que os reparos estão sendo feitos.

Nota de Esclarecimento

A Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí vem através desta esclarecer sobre o incidente do descarrilamento de um dos VLT's que foi causado pela dilatação dos trilhos e abertura de bitola.

O episódio aconteceu na tarde de hoje (10/11), por volta das 15 horas na Rua Rio Grande do Sul, bairro Ilhotas, próximo à estação Piçarra e estava no sentido Centro / Dirceu. Estima-se que pouco menos de 100 passageiros foram afetados, em virtude do dia e horário ser fora do pico usual do VLT, e não houve feridos.

A situação impossibilitou a continuidade das viagens e será restabelecida após a correção da via férrea e posterior recolocação do VLT nos trilhos.

No momento, nossa equipe está emprenhada para resolver o problema e colocar o mais rápido possível o trem em operação.

Pedimos desculpas pelo transtorno e agradecemos a compreensão da população.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais