Cidadeverde.com

Indicativo de Projeto de lei determina incorporação de servidores da Agespisa pela Emgerpi

Imprimir

Foto: Arquivo / Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues

Dando encaminhamento ao projeto de concessão dos serviços da Agespisa, foi apresentado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) no dia 7 de novembro um indicativo de projeto de lei que dispõe sobre o aproveitamento dos empregados da empresa, para que eles sejam absorvidos pelo Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi) em caso de extinção da Agespisa. Atualmente a estatal é responsável pela operacionalização do abastecimento de água e tratamento de esgoto no Piauí. 

Dessa forma, os empregados da Agespisa passarão a atuar pela Emgerpi, mas segundo o projeto de lei, esse aproveitamento exclui os servidores com mais de 75 anos.

A proposição ainda autoriza a cessão dos empregados da Agespisa para outros órgãos da administração direta, autárquica e fundacional do Estado do Piauí, bem como para as empresas públicas integrantes da administração indireta.

Consta ainda que a cessão dos empregados aproveitados e absorvidos será automaticamente suspensa, e seu contrato de trabalho com a Agespisa será rescindido no momento da aposentadoria ou quando completarem 75 anos.

Veja também:

Fim da Agespisa

O governo do Piauí está realizando estudos para o modelo de licitação que será adotado no processo de privatização dos serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário no Piauí. O governo já encaminhou um projeto de lei à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) que autoriza os próprios municípios do estado a prestarem, de forma independente, serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

O texto prevê que a gestão poderá ser feita, através da criação de órgão ou da celebração de contrato de concessão com empresas privadas. De acordo com o presidente da Agespisa, José Santana, o objetivo do projeto é que não haja uma privatização de forma individualizada, mas conjuntamente entre os municípios e o Estado

O secretário de Planejamento Washington Bonfim (PSB) já afirmou que o Governo do Estado prepara para o mês de março de 2024 uma licitação, com lance mínimo no valor R$ 1 bilhão, para a concessão dos serviços da Agespisa.

Alcançando sucesso no processo de concessão da estatal, a Agespisa deixará de existir. Washington Bonfim destacou que já existe um Plano de Desligamento Voluntário (PVD) para servidores da Agespisa.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais