Cidadeverde.com

Defesa Civil inicia ações para evitar riscos em comunidades durante período chuvoso

Imprimir

Foto: Ascom

A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec) iniciou as ações preparatórias para o período chuvoso. Na manhã deste sábado (11), uma equipe do órgão esteve no bairro Pedro Balzi, zona sudeste de Teresina, realizando a primeira ação do programa “Defesa Civil Prepara”, com a capacitação de lideranças comunitárias em ações de prevenção de riscos.

O “Defesa Civil Prepara” é um  programa que visa preparar líderes de comunidades locais para enfrentar desafios e situações específicas que ocorrem durante a estação chuvosa, reduzindo riscos e melhorando a resiliência. Inicialmente, esse projeto será realizado em Teresina, com o objetivo de implantar capacitações e exercícios práticos para líderes comunitários, em parceria com especialistas em gestão de desastres e profissionais de risco e desastres. 

De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, esse ano as ações vão priorizar o empoderamento comunitário. “A Defesa Civil compreende que a prevenção deve se iniciar no chão das comunidades, principalmente formando multiplicadores das boas práticas de proteção civil, como por exemplo, o desenvolvimento da percepção de risco nas comunidades. A questão da gente fortalecer a chamada comunicação de risco comunitária, que é aquela informação que orienta de forma acessível, humanizada à população das áreas de risco , e que são passadas de uma forma bastante clara,  para que a população possa saber no momento de um sinistro, no momento de uma condição de desastre de risco, a quem procurar e como proceder de forma a salvar vidas”, explica Werton.

Para a liderança comunitária, Elineide Lopes, essa capacitação vai preparar a comunidade para as situações adversas. “Essa capacitação do Defesa Civil Prepara, com certeza, vai nos trazer mais conhecimento para que possamos nos preparar para lidar com situações de desastres aqui  na nossa comunidade, em que muitas vezes a gente não sabe como agir. Todo ano acontecem situações de deslizamento, famílias que ficam em áreas de alagamento, casas que desabam, e que agora, sairemos daqui munidos de informações e preparados para agir de forma mais eficiente diante dessas situações”, ressalta.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais