Cidadeverde.com

Doação de sangue pode ajudar a salvar quatro vidas; veja quem pode doar

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

Você sabia que uma doação de sangue ajuda a salvar até quatro vidas? Para sensibilizar a população sobre a importância de doar sangue e também para agradecer a quem já é doador, no dia 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Uma data que foi escolhida de forma estratégica, pela proximidade das datas comemorativas de fim de ano, de meses tradicionais de férias e do Carnaval.
  
O mês de novembro precede uma época em que geralmente os bancos de sangue e hemocentros ficam com estoques baixos. “Infelizmente, a taxa de doação cai de 5% para 2% nesta época. Se pararmos para pensar, a cada 100 pessoas, apenas duas pessoas vão doar sangue”, comenta a professora do curso de Enfermagem, Nadynne Pastoriza. 
 
De acordo com a docente do curso de Psicologia, Nádia Oliveira, do ponto de vista emocional, o ato de doar sangue faz bem tanto para o doador, como para quem recebe. “É um ato voluntário, de empatia, em prol de ajudar alguém, seja um conhecido ou desconhecido. Essas habilidades são essenciais para a promoção do bem-estar e da saúde mental. Quem doa se sente bem por ter ajudado, ocasionando também um maior sentimento de pertencimento social. Quem recebe pode apresentar uma maior confiança e otimismo quanto ao seu prognóstico”, diz Nádia.

Todas as pessoas entre 16 (os menores de 18 anos devem apresentar o consentimento formal do responsável legal) e 69 anos podem ser doadoras de sangue, desde que estejam pesando, no mínimo, 50 kg. Além disso, o doador ou doadora precisa seguir alguns requisitos básicos: estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação e, se for após o almoço, esperar duas horas) e ter dormido, pelo menos, seis horas nas últimas 24 horas. Pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar sangue se já tiverem doado antes dos 60 anos.
 
Além desses requisitos citados, o doador voluntário precisa apresentar um documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial (documentos digitais com foto também são aceitos). Vale avisar que a quantidade de sangue doada não afeta a saúde do doador, já que a recuperação é imediata após a doação. Em média, uma pessoa adulta possui entre 4,5 e seis litros de sangue. Em uma doação, são coletados, no máximo, 450ml.
 
É importante ressaltar que há alguns impedimentos para a doação de sangue, sejam eles temporários ou permanentes. Na lista de situações, temos as mulheres grávidas ou amamentando bebês com menos de 12 meses, quem estiver com febre ou sintomas de gripe ou resfriado no dia da doação, quem fez tatuagem ou colocou piercing (deve esperar seis meses para ficar apto) entre outros casos, além de algumas doenças que impedem a doação (como malária, doença de Chagas, HIV, hepatite, entre outras). É importante responder com precisão o questionário que é feito para checar se a pessoa preenche todos os requisitos necessários e se informar, no hemocentro ou banco de sangue mais próximo, antes de realizar a sua doação.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais