Cidadeverde.com

ADIP realiza atividades de conscientização sobre Diabetes nesta terça (14)

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

Cerca de 16 milhões de pessoas têm diabetes no Brasil, segundo dados do atlas da Federação Internacional de Diabetes. Nosso país é o quinto em número de pessoas com a condição. Para dar visibilidade a esse dado alarmante, entre outras estatísticas sobre a diabetes, bem como socializar informações à população sobre a doença, a Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP) realiza amanhã, 14 de novembro, no 1º Piso Teresina Shopping, uma série de atividades e prestação de serviços voltadas para a conscientização sobre a doença.

As atividades, alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes, que é celebrado em 14 de novembro, acontecerão das 16h às 21h, e inclui serviços como avaliação antropométrica, avaliação e orientação nutricional, aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, avaliação dos pés, auriculoterapia e aromaterapia, aconselhamento e encaminhamentos realizados pelos profissionais médicos e educação em diabetes.

“Educação para proteger seu futuro é o tema da campanha do Dia Mundial do Diabetes. As atividades têm o objetivo justamente destacar a necessidade de melhor acesso à educação em Diabetes de qualidade para profissionais e pessoas que vivem com a doença. Aqui em Teresina, queremos também potencializar ações de educação, prevenção, conhecimento e busca por políticas públicas que estimulem o autocuidado e a adesão ao tratamento da diabetes”, explica Thalynes Cardoso, presidente da Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP).

Ainda segundo a presidente, o maior desafio é informar e mudar a realidade da pessoa com diabetes, muitas vezes desestimulada pela dificuldade de acesso ao básico - médicos, exames, medicamentos, informação.

“Aqui no nosso Estado, por exemplo, o ano de 2023 foi um ano muito difícil para quem precisou de medicamentos dispensados pelo poder público. Mesmo amparados por um Lei Estadual, nº 6.623/2014, a descontinuidade da dispensação foi constante, o que dificulta o tratamento. Daí a importância das atividades do Novembro Azul, que é também de chamar a atenção dos gestores da saúde de todas as instâncias, para que tenham atuações mais humanas e econômicas, já que, ao cuidar da pessoa com diabetes, é possível evitar complicações graves e complexas, destaca Thalynes Cardoso.

Dados sobre Diabetes Mellitus (DM)

- 537 milhões de adultos (1 em cada 10) viviam com DM em 2021. Espera-se que esse número aumente para 643 milhões em 2030 e 783 milhões em 2045. Quase 1 em cada 2 adultos (44%) com DM permanece sem diagnóstico (240 milhões). A maioria tem DM tipo 2. Mais de 3 em cada 04 pessoas com DM vivem em países de baixa e média renda;

-  541 milhões de adultos estão em risco aumentado de desenvolver DM tipo 2;

-  Mais de 1,2 milhão de crianças e adolescentes (0-19 anos) vivem com DMT1;
 
- O DM causou 6,7 milhões de mortes em 2021;

- O DM foi responsável por pelo menos US$ 966 bilhões em gastos com saúde em 2021- 9% do total global gasto em saúde;

- 1 em cada 6 nascidos vivos (21 milhões) são afetados por níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia) durante a gravidez;

 -  73% das pessoas com diabetes tipo 2 não aderem ao tratamento. Quando não há diagnóstico precoce e muito menos adesão ao tratamento, as complicações de diabetes: como neuropatia, nefropatia, insuficiência cardíaca, derrame, infarto, retinopatia diabética (que leva à cegueira), além de internações, hospitalizações e mortes só aumentam.

 

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais