Cidadeverde.com

Ministros do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social cumprem agenda em Teresina para lançar Plano Safra

Imprimir

Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Governo Federal, Paulo Teixeira, cumpre agenda nesta terça-feira (14) em Teresina. Ele virá acompanhado do também ministro Wellington Dias, da pasta do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Eles vão participar do lançamento do Plano Safra, programa do governo federal destinado ao crédito rural para agricultura familiar, que acontecerá às 11h30 no Palácio de Karnak, com a presença do governador Rafael Fonteles.

Além do lançamento do programa, os ministros também realizarão visitas à Embrapa e a comunidades rurais com projetos voltados à agricultura familiar em Teresina. 

O Plano Safra 2023/2024 tem, entre as novidades, o maior volume de crédito rural da história. São R$ 71,6 bilhões para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf. O volume é 34% superior ao anunciado na safra passada. Outro grande destaque são as mudanças no microcrédito produtivo, o Pronaf B, ou Agroamigo. 

Na solenidade, também ocorrerá o lançamento do programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) Semiárido/Agroecologia, a assinatura do convênio para o fortalecimento da cadeia produtiva do caju no Piauí, a entrega de contratos do Crédito Fundiário, assinatura do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite, assinatura do convênio das centrais de abastecimento, assinatura de acordo de cooperação técnica para o Crédito Fomento entre o MDS, MDA e o Governo do Piauí, dentre outras ações.

Plano Safra

O Plano Safra 2023/2024 vai destinar R$ 71,6 bilhões ao crédito rural para agricultura familiar, o volume é 34% superior ao anunciado na safra passada e o maior da série histórica. O plano também contempla ações como compras públicas, assistência técnica e extensão rural, Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), Garantia-Safra e Proagro Mais.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais