Cidadeverde.com

"PI tem muito a ensinar para o Brasil", diz ministro do Desenvolvimento Agrário

Imprimir

Foto: Renato Andrade/ cidadeverde.com

Por Adriana Magalhães

O modo como os agricultores do Piauí lidam com a seca faz com que o agronegócio do Piauí tenha muito a ensinar para o Brasil. A ideia foi apresentada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.

O ministro está em Teresina hoje (14), onde cumpre agenda ao lado do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. 

Para Paulo Teixeira, as mudanças climáticas levaram todo o Brasil a buscar uma forma de manter a produtividade mesmo em meio a seca, que tem atingido alguns estados do país, que antes não conviviam com esse fenômeno. 

Em visita a Embrapa Meio Norte, o ministro afirmou que a Empresa é a "menina dos olhos de ouro do presidente Lula" e ressaltou sua importância.

"Hoje a agricultura está muito tecnificada, por isso é importante que o agricultor familiar tenha acesso a essas técnicas. Tem muito aqui na Embrapa, que é uma das maiores empresas mundiais em produção de tecnologia agrícola", disse. A ideia do Governo Federal, para este ano, foi a descentralização do crédito agrícola. 

"A ideia do presidente Lula foi de descentralizar o crédito agrícola para o agricultor familiar, de modo que na distribuição de recursos fosse  proporcional ao número de prioridade agrícola de cada estado. Isso fez com que os recursos destinados aos estados do Nordeste  sofressem um salto", explica. 

No balanço dos quatro primeiros meses de implantação do Plano Safra foram  investidos, no Piauí,  cerca de R$ 350 milhões. E o Piauí pode bater a marca de R$ 1 bilhão até o final do programa. 

"Esse é um ciclo diferente do anterior. O Governo do Estado, com o apoio do Governo Federal, está tocando o programa. O agricultor está acreditando e até voltando para a terra. Mas é preciso avançar", finaliza o Ministro.

  • 1.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 2.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 3.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 4.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 5.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-11-14_at_11_41_23.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-11-14_at_11_41_24.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais