Cidadeverde.com

El Niño atrasa plantio de soja no Sul do estado; presidente da Aprosoja esclarece

Imprimir

Fotos: Ascom/Aprosoja

Os impactos do fenômeno climático El Niño forçaram os agricultores a atrasarem o plantio de soja no cerrado piauiense. 

O presidente da Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja Piauí), Alzir Neto, informou que o plantio pode ser feito no mês de dezembro sem grandes prejuízos na produção. 

Segundo Alzir Neto, não há motivos para alarde e preocupação com a safra de soja, pois o fenômeno El Niño deste ano está dentro do esperado pelos produtores. Segundo ele já caíram algumas chuvas na região, mas não o suficiente para que os produtores iniciassem o plantio que normalmente acontece entre a última semana de outubro e a primeira semana de novembro.

“Tivemos chuvas pontuais que ainda não ofereceram condições de plantio”, afirmou. 

Para a safra 2023/2024 a estimativa de área plantada no Piauí é de 1,072 milhão de hectares crescendo pouco mais de 9% em relação ao tamanho de área plantada na safra passada. 

Na safra 2022/2023, o Piauí colheu uma média de 3.690 quilos de soja por hectare. Para 2024 a previsão é de colheita entre 3.300 e 3.600 quilos por hectare. Há um diferencial no do Piauí que é o volume de chuvas que podem cair em dezembro na região proporcionando as condições de plantio, embora segundo Alzir Neto, ainda não haja previsão.  Já para o período de janeiro a março a previsão é de um grande volume de chuvas, característico na região.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais