Cidadeverde.com

Família diz que Correia Lima tem melhora e quer que prisão seja convertida em domiciliar

Imprimir

Por Roberto Araujo

O ex-coronel José Viriato Correia Lima, que está internado desde o último domingo (11) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) apresentou melhora, segundo o irmão dele, Augusto Correia Lima. O familiar disse ao Cidadeverde.com que o ex-militar deu entrada com quadro de insuficiência renal e cardiopatia na unidade de saúde. 

"Na realidade eu venho acompanhando o estado de saúde dele, e é um estado de risco, mas nesses últimos dois dias ele tem tido uma melhora, segundo a orientação médica. Mas na realidade ele está em situação de 'muito risco', mas Deus é maior, o grande arquiteto do universo, e eu tenho a confiança que ele há de melhorar, e dessa vez ele não vai!", disse.

O irmão disse que está desde domingo acompanhando Correia Lima no HUT e que a equipe médico informou que, em virtude da evolução do quadro, haverá a tentativa de extubação nesta quarta (15).

Correia Lima estava doente desde agosto e família pede prisão domiciliar

A Defensoria Pública, que faz a defesa do ex-coronel, pretende ingressar na quinta-feira (16) com um pedido para que a prisão dele seja convertida em prisão domiciliar em virtude da debilidade no quadro de saúde. 

Ele disse que o ex-coronel esteve com a família no mês de agosto em Iguatu, cidade do interior do Ceará, onde mora parte da família. Ele disse que percebeu que o irmão estava com a saúde mais debilitada e foi quando solicitaram que houvesse a conversão da prisão preventiva para prisão domiciliar.

"Em agosto, no dia dos pais, o Correia Lima saiu na saída temporária para o Iguatu. Nós familiares vendo que ele estava muito debilitado, resolvemos levá-lo ao hospital de Iguatu para ser medicado. O médico vendo a situação dele, na realidade pediu 15 dias para fazer os exames e tratamento, e expediu um atestado médico. Nós mandamos o atestado para os autos do processo, e o juiz indeferiu, não aceitou o atestado, e já determinou a sua recaptura, como se ele estivesse fugindo, mas ele estava doente", disse.


Augusto Correia Lima, irmão de José Viriato Correia Lima, falou ao Cidadeverde.com

A família disse que uma perícia que foi feita por uma equipe multidisciplinar apontou a necessidade de que o ex-coronel tivesse liberação para um regime de prisão domiciliar, mas que a Justiça decidiu que ele deixasse a Colônia Agrícola Major César e ficasse na Unidade de Apoio Prisional que é direcionada para internos com problemas de saúde.

"Eles informaram para o juiz que ele não tinha a mínima condição de permanecer na Colônia Agrícola, e junto com Ministério Público, juiz decidiu colocar na Unidade, que não é um hospital, não tem assistência, e como já vinha doente de Iguatu, com infecção urinária e tudo, o quadro se agravou cada vez mais", disse.

Família diz que advogado não tem autorização para passar informações

A família também esclareceu que o advogado Wendel Oliveira não faz mais a defesa de Correia Lima. Ele conta que o ex-PM está sendo acompanhando atualmente pela Defensoria Pública.

"Faz cinco anos que ele não é advogado dele e nem cuida de nada dele e nem tem autorização para falar em nome da família", explicou.

Leia também: Correia Lima é internado na UTI; ex-coronel da PM estava em presídio de Altos

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: correia lima