Cidadeverde.com

UFPI é eleita a 7ª melhor instituição de ensino superior do Nordeste; confira os cursos avaliados

Imprimir

Foto: Reprodução/Folha

Breno Moreno (com informações da UFPI e Folha)

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi eleita a 7ª melhor do Nordeste e a 34ª dentre 203 universidades de todo o país avaliadas pelo jornal Folha de São Paulo. Quando consideradas apenas as instituições públicas, a UFPI salta para a 30ª posição.

Com base em dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha, o Ranking Universitário Folha (RUF) avaliou cinco aspectos (pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação) e atribuiu nota 75,44 a UFPI.

De todas as universidades nordestinas avaliadas, a UFPI só ficou atrás da Universidade Federal de Pernambuco (10ª), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (15ª), Universidade Federal da Bahia (16ª), Universidade Federal do Ceará (17ª), Universidade Federal de Sergipe (30ª) e da Universidade Federal da Paraíba (31ª).

Confira os cursos avaliados:

Para o professor Gildásio Guedes, reitor da instituição, essa avaliação é resultado do empenho de todos que fazem a Universidade. 

“A UFPI com o apoio dos docentes, técnico-administrativos, estudantes e prestadores de serviço está no caminho certo e em boas mãos. A gestão superior é uma gestão gloriosa, como mostram esses grandes indicadores, 18 posições a mais é para celebrar”, frisou. 

Em 2023, a UFPI alcançou a inédita nota máxima no recredenciamento institucional no Ministério da Educação (MEC) e avançou em 100 posições no Ranking QS das Melhores Universidades da América Latina e Caribe 2024.

“A Administração Superior continua atuante para melhorar ainda mais os indicadores da Universidade. O planejamento e a execução das ações revelam o nosso compromisso para que a UFPI cresça e obtenha cada vez mais resultados positivos”, concluiu o professor Luís Carlos Sales, pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFPI. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais