Cidadeverde.com

Exposição fotográfica Trindade Vive marca o Dia da Consciência Negra no Piauí

Imprimir

Foto: Renato Andrade/ cidadeverde.com

Por Adriana Magalhães 

O Dia da Consciência  Negra, comemorado neste dia 20 de novembro, foi a data escolhida para a abertura da Exposição Fotográfica Trindade Vive, que está aberta ao público até o dia 24/11, no Palácio de Karnak. 

A exposição tem curadoria da fotógrafa Margareth Leite e conta com fotografias que resgataram a luta da ex-deputada por cidadania para a população negra do Piauí. Trindade morre em  26 de junho de 2003, vítima de um aneurisma.

Francisca Trindade se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 1985 e foi vereadora de Teresina (1994 - 1998) deputada estadual (1998 - 2003) e deputada federal (2003).

Durante sua trajetória como parlamentar, ela se destacou pela atuação política e pela votação que alcançou em sua eleição para a Assembleia Legislativa do Piauí, quando foi a candidata mais votada em Teresina, com 26 mil votos e anos depois foi a candidata a deputada federal mais bem votada da história do Piauí, com mais de 165 mil votos. 

Foto: Renato Andrade/ cidadeverde.com

A mãe de Trindade, Lídia Maria da Trindade, e o viúvo de Francisca Trindade, o vereador Edilberto Borges (Dudu) participaram da solenidade. 
Para Marli Trindade, presidente da Fundação Deputada Francisca Trindade, o Dia da Consciência Negra se tornou uma data difícil para a família, desde a partida da deputada. 

"O evento de hoje não é só uma homenagem. Hoje é o Dia da Consciência Negra, hoje é um dia de festa e resistência. Era uma das datas mais celebradas pela ex-deputada. Para nós da família é um dia muito difícil, porque relembramos da atuação dela e isso nos traz muita saudade. Mas hoje estamos no Palácio de Karnak, um espaço que Trindade ocupou em busca de cidadania para a população negra e pobre deste Estado" disse. 

O vereador Edilberto Borges, viúvo da ex-deputada, relembrou que a vida da ex-deputada foi pautada pelo trabalho, sobretudo o trabalho social.

"Quando Deus quis tirar a Trindade de nós, ela estava aqui do lado, na Central de Artesanato, ao lado do ministro e do governador, Wellington Dias, anunciando a destinação de emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão para a construção do Dique do Poti Velho, na zona Norte de Teresina", disse.

 

  • 1.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 2.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 3.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 4.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 5.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 6.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 7.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 8.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 9.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 10.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais