Cidadeverde.com

FMS faz bloqueio vacinal de cães e gatos na zona Leste após sagui positivar para a raiva

Imprimir

Foto: Gabriel Paulino

Foto ilustrativa

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou, nesta quarta-feira (22), que um dos três saguis encontrados mortos na última segunda-feira (20) em frente à Unidade Básica de Saúde Dr. Francisco José C. Sousa, localizada na rua Esperantina, bairro Horto Florestal, teve o diagnóstico positivo de raiva. Devido à situação, a FMS destacou que estará realizando o bloqueio vacinal de cães e gatos da região a partir desta quinta-feira (23).

De acordo com o órgão, o bloqueio consiste na imunização de animais domésticos contra a doença. A cobertura vacinal vai abranger todas as quadras dos bairros Horto Florestal e Planalto Ininga. Além disso, serão contemplados parte dos bairros Ininga, Morada do Sol, Nossa Senhora de Fátima, São Cristóvão e duas quadras do bairro Piçarreira.

“Ao todo, serão um perímetro de 8,59 km, totalizando 253 quadras percorridas pelos nossos Agentes de Endemias e 5.003 imóveis visitados casa a casa para que todos os animais, cães e gatos, sejam devidamente vacinados”, informa Élcio Leite, gerente de zoonoses da FMS. 

Ainda segundo a gerência de Zoonoses da FMS, os saguis não agrediram humanos ou outros animais, e a pessoa que manuseou os corpos foi submetida ao devido protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde.

Walfrido Salmito, diretor de vigilância em Saúde da FMS, pede que todos os moradores de Teresina tomem as medidas preventivas necessárias, dentre elas: evitar alimentar animais silvestres presentes no perímetro urbano e rural da cidade, evitar o contato com esses animais, evitar a domesticação deles e manter atualizada a situação vacinal de seus animais domésticos contra a raiva.

Em caso de mordida ou contato com saliva de animal, a população deve buscar atendimento no Hospital da Primavera, referência para o atendimento e manejo de acidentes com animais potencialmente transmissores da Raiva em Teresina. O hospital se localiza na Av. Duque de Caxias, 2660 - Primavera, zona Norte, e a sua sala de vacinação tem funcionamento durante todos os dias até as 17 horas.

Campanha

Nos dias 02 e 09 de dezembro, a FMS promove a campanha municipal de vacinação contra a raiva em todo o município. 270 postos estarão disponíveis para a imunização de cães e gatos contra a doença. A campanha será dividida em duas etapas aos sábados, sendo que a primeira vai abranger os bairros das zonas Norte e Leste e a segunda nas zonas Sul e Sudeste.

Veja também:

Em caso de dúvidas ou necessidade de informações adicionais, a comunidade pode entrar em contato pelo seguinte número de telefone: (86) 3215-9144.

“Juntos, podemos agir de forma eficaz para conter a propagação da raiva e garantir a saúde de todos. Contamos com a compreensão e colaboração de cada cidadão nesse momento de prevenção”, finaliza Élcio Leite

 

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais