Cidadeverde.com

À OMS, China nega surgimento de doença nova em meio a casos de pneumonia em crianças

Imprimir

Foto: arquivo Cidadeverde.com

As autoridades chinesas afirmam não ter detectado nenhuma "doença incomum ou nova" no país, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira, após um pedido oficial da agência de saúde da ONU de informações sobre um aumento potencialmente preocupante de doenças respiratórias e surtos de pneumonia em crianças.

A OMS citou relatos não especificados da mídia e um serviço global de monitoramento de doenças infecciosas sobre surtos de pneumonia não diagnosticada em crianças no norte da China e solicitou formalmente mais detalhes ao país no início desta semana.

Cientistas externos disseram que a situação justificava um acompanhamento atento, mas não estavam convencidos de que o recente aumento nas doenças respiratórias na China sinalizasse o início de um novo surto global.

O aparecimento de novas cepas de gripe ou de outros vírus capazes de desencadear pandemias normalmente começa com um agrupamento de doenças respiratórias não diagnosticadas. Tanto a SARS quanto a covid-19 foram relatadas pela primeira vez como tipos incomuns de pneumonia.

A OMS observou que as autoridades da Comissão Nacional de Saúde da China relataram, em 13 de novembro, um aumento nas doenças respiratórias, que disseram ser devido ao levantamento das restrições contra a covid-19. Outros países também registraram um salto nas doenças respiratórias, como o vírus sincicial respiratório, ou VSR, quando terminaram as restrições à pandemia

Segundo a OMS, reportagens da mídia cerca de uma semana depois relataram grupos de pneumonia não diagnosticada em crianças no norte da China.

A agência da ONU informou, então, que realizou uma teleconferência com autoridades de saúde chinesas nesta quinta-feira, durante a qual foram fornecidos os dados solicitados. Estes mostraram um aumento nas internações hospitalares de crianças devido a doenças incluindo infecções bacterianas, VSR, gripe e vírus do resfriado comum desde outubro

Paul Hunter, professor de medicina na Universidade de East Anglia, no Reino Unido, duvida que a onda de infecções tenha sido desencadeada por uma nova doença. "Se fosse, esperaria ver muito mais infecções em adultos", disse. "As poucas infecções relatadas em adultos sugerem imunidade existente devido a uma exposição anterior."

A OMS afirmou que há pouca informação neste momento para avaliar adequadamente o risco destes casos notificados de doenças respiratórias em crianças. Em outros momentos, a agência já enfrentou problemas de falta de cooperação dos países quando surgiram novos vírus - especialmente na China.

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais