Cidadeverde.com

Governador e Franze acordam novo percentual de aumento aos poderes em 2024

Imprimir

Foto: Ascom/ Franzé

Por Paula Sampaio 

Atualizada às 14h

O governador Rafael Fonteles (PT) e o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), tiveram uma reunião na manhã desta terça-feira (28). O diálogo que aconteceu no Palácio de Karnak tratou sobre o orçamento de 2024 para os poderes judiciário e legislativo. 

Na prática, o pleito levado à Rafael Fonteles é uma reivindicação dos chefes de poderes sobre o aumento do percentual de repasse de parte do orçamento de R$ 19 bilhões. Franzé Silva (PT) alinhou o diálogo para que a proposta orçamentária do governo para 2024 acompanhe, no repasse dos poderes, a reposição do índice da inflação prevista para o próximo ano de 4,5%.  

A primeira previsão de reajuste dos valores de repasse aos poderes, encaminhada pelo Executivo, era de apenas 1%, não chegando nem mesmo a cobrir a inflação do ano. O diálogo do presidente com o governador, foi para que na sua tramitação da LOA 2024 na Casa sofra essa alteração de forma linear para todos os poderes.

“Levei ao governador a reivindicação dos chefes de poderes, com quem já dialoguei, da necessidade de minimamente termos a recomposição da inflação, já que a equipe técnica tinha estabelecido um valor praticamente a metade da inflação que foi realizada no ano passado. Então o governador foi sensível à nossa reivindicação e vai permitir que nós façamos aqui na Assembleia uma emenda para recompor a inflação”, explicou Franzé Silva. 

A mudança será feita, através de emenda, e ainda passará por articulação com o relator da peça, o deputado Henrique Pires (MDB). 

Franzé Silva também descreveu que o governador pediu apoio da Assembleia Legislativa para aprovação de projetos que serão enviados em relação a regulamentação da produção e distribuição do hidrogênio verde no estado. 

“O governador fez questão de ressaltar todas as articulações que foram feitas, porque em determinado momento isso vai chegar aqui na Assembleia, como forma de proposição, de leis que vão regulamentar essa nova fonte de matriz energética para o Piauí e para o Brasil nessa articulação a nível mundial, então, o Piauí passa a ter efetivamente dentro do Brasil a melhor estrutura em articulação com a comunidade europeia”, disse.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais