Cidadeverde.com

Papa Francisco cancela ida à COP 28 por causa de problemas respiratórios

Imprimir

O Papa Francisco cancelou a ida para à 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28), em Dubai, nos Emirados Árabes. Na tarde desta terça-feira (28), o Vaticano divulgou uma nota confirmando o cancelamento da viagem do pontífice. Seria a primeira participação de um papa em uma edição da COP.

"A viagem do Papa a Dubai foi cancelada a pedido dos médicos", diz o comunicado. "O Papa Francisco está gripado desde sábado, com inflamação do trato respiratório. Segundo o porta-voz do Vaticano,  Bruni: "O quadro clínico geral melhorou, mas os médicos pediram ao Papa que não fizesse a viagem prevista para os próximos dias por ocasião da Cop28". Francisco aceitou "com grande pesar". os métodos de participação da Santa Sé na Conferência.

O Papa Francisco viajaria nesta sexta feira (1º) para Dubai e iria discursar na manhã do sábado (02). No domingo (03) ele iria participar da inauguração do Pavilhão da Fé, dentro da área Expo City. Francisco fez recentemente uma publicação na qual via a Cop-28 como uma oportunidade de mudança na qual depositam esperanças num mundo que vê agravar-se cada vez mais a crise climática.

O Papa dedicou um capítulo inteiro de sua exortação apostólica ao encontro de Dubai: "O que se espera do COP 28 de Dubai?" é o título, e nele estão condensadas as expectativas e esperanças do bispo de Roma, que olha para a realidade de Dubai onde, diz ele, "as companhias petrolíferas e do gás têm a ambição de realizar novos projetos para expandir ainda mais a sua produção". "Adotar uma atitude renunciante a respeito da COP 28 seria auto lesivo, porque significaria expor toda a humanidade, especialmente os mais pobres, aos piores impactos da mudança climática", escreveu o Papa.

"Se temos confiança na capacidade do ser humano transcender os seus pequenos interesses e pensar em grande, não podemos renunciar ao sonho de que a COP 28 leve a uma decidida aceleração da transição energética, com compromissos eficazes que possam ser monitorizados de forma permanente", diz ainda a publicação. "Esta Conferência pode ser um ponto de virada, comprovando que era sério e útil tudo o que se realizou desde 1992; caso contrário, será uma grande desilusão e colocará em risco quanto se pôde alcançar de bom até aqui."

Fonte: SBT News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: papa