Cidadeverde.com

PF faz buscas em Teresina contra suspeitos de incitarem atos golpistas do 8 de Janeiro

Imprimir

Foto: Eduardo F S Lima/Estadão Conteúdo

Por Yala Sena 

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (28) buscas em Teresina contra suspeitos de incitarem atos golpistas no dia 8 de janeiro. Somente na capital, cinco locais foram alvos de mandados. 

A ação integra a 21ª fase da operação Lesa Pátria, deflagrada para identificar participantes e financiadores dos atos antidemocráticos do início do ano. Também são cumpridos sete mandados de busca e apreensão.

Em 8 de janeiro de 2023, um grupo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro  invadiu e depredou as sedes dos três Poderes, em Brasília. Depois do ocorrido, foi criada a CPI do 8 de janeiro, para investigar os ataques golpistas.

Segundo o STF, 2.151 pessoas foram presas em flagrante a partir tanto nos atos que levaram à depredação das sedes dos Três Poderes, quanto no acampamento em frente ao quartel general do Exército. 

Em nota, a PF disse que esta fase busca cumprir medidas judiciais em relação a sete investigados, todas expedidas pelo Supremo Tribunal. Duas buscas foram cumpridas também em Niquelândia, em Goiás. 

Na semana passada, a PF realizou a 20ª fase da Operação Lesa Pátria. Na ocasião, mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de João Pessoa (PB), Cabedelo (PB), Bayeux (PB), Mirassol do Oeste (MT) e Cáceres (MT).

De acordo com a PF, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.

“As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas”.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais