Cidadeverde.com

Sefaz autua distribuidoras de combustíveis do MA, CE e PE por sonegação de impostos

Imprimir

Foto: Ascom/Sefaz 

Por Yala Sena

A Secretaria Estadual de Fazenda do Piauí autuou distribuidoras de combustíveis do Maranhão, Ceará e Pernambuco por crime de sonegação de impostos. 

Em cruzamento de dados, os auditores da Sefaz constataram que cinco distribuidoras dos três estados não repassaram ao Piauí o valor do imposto do ICMS. Com isso, o estado conseguiu a recuperação de mais de R$ 9 milhões até agora detectados. 

A investigação é do Grupo de Fiscalização da Sefaz que acompanha o setor dos combustíveis, que é um dos que mais arrecada no estado. 

O diretor da Unidade de Fiscalização da Sefaz, Edson Marques, informou que foi utilizando o sistema SCANC para detectar a sonegação.

“A equipe empreendeu um minucioso processo de cruzamento de informações entre as notas fiscais e o sistema, analisando, minuciosamente, cada arquivo e cada nota fiscal. Sem esse trabalho minucioso não seria possível descobrir a sonegação”, disse Edson Marques.

O auditor fiscal Elias Cury, coordenador da equipe, disse que sem esse trabalho minucioso não seria possível descobrir a sonegação. 

“Essa iniciativa não apenas assegura a justa arrecadação tributária, mas também evidencia a importância de ações precisas e criteriosas para assegurar que os valores devidos sejam integralmente repassados, beneficiando os cofres públicos e a economia do estado do Piauí”, disse Elias Cury. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais