Cidadeverde.com

Vídeo: mais de 17 descargas elétricas em 13 segundos no céu de Teresina; alerta de chuva

Imprimir

Vídeo: Aluísio Amorim Andrade 

 

O céu repleto de raios na noite do último domingo (03) chamou atenção de muitos teresinenses, e inclusive rendeu registros. Um vídeo compartilhado em aplicativos de mensagem mostra o momento em que os raios estavam sobre a zona Sudeste de Teresina.

No vídeo, é possível ver em menos de 13 segundos pelo menos 17 clarões iluminando o céu. De acordo com o climatologista Werton Costa, a incidência está diretamente relacionada a formação de nuvens de temporais que atingiram o Nordeste durante o domingo.

“Elas foram provocadas pela passagem de um vórtice ciclônico, um sistema atmosférico que não se desloca em linha reta. Ele tem um movimento circular no ‘ topo do céu’, vamos dizer assim, e ele estimula o crescimento rápido de nuvens. Então, quando o ele gira, as nuvens crescem rapidamente. Isso faz com que elas congelem também rapidamente. Assim, ou ocorre a queda de granizo, ou ocorre a formação de elevada concentração de cargas elétricas” descreve o especialista.

Mais chuvas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (4) um alerta amarelo de chuvas intensas em 54 municípios do Piauí. O alerta segue até terça-feira (5), quando será emitido um novo boletim.

Segundo o instituto, a previsão é de chuva entre 20 a 50 mm/dia, e ventos intensos de 40 a 60 km/h. É considerado baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Entre os municípios que estão na área do alerta estão: Alvorada do Gurguéia, Anísio de Abreu, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Brejo do Piauí, Canto do Buriti, Floriano, Gilbués, Guadalupe, Itaueira, Jurema, Landri Sales, Riacho Frio, entre outros.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais