Cidadeverde.com

Polícia Federal cumpre 89 mandados em ação contra o tráfico internacional de drogas e armas

Imprimir
  • pf_pi_oepra.jpg PF
  • pf_piassdd.jpg PF
  • bbil.jpg PF
  • WhatsApp_Image_2023-12-05_at_09_15_20.jpeg PF
  • WhatsApp_Image_2023-12-05_at_09_15_20_(1).jpeg PF
  • WhatsApp_Image_2023-12-05_at_09_15_22.jpeg PF
  • WhatsApp_Image_2023-12-05_at_09_15_22_(1).jpeg PF
  • WhatsApp_Image_2023-12-05_at_09_15_23.jpeg PF

 

Da Redação

A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira (5), a "Operação Transloading" com o objetivo de desarticular grupo criminoso especializado no tráfico internacional de drogas e de armas de fogo, que atuava em diversos estados, transportando os materiais ilícitos da região de fronteira até o Nordeste do Brasil. Além do Piauí, a ação ocorreu em mais 10 estados.

A ação visou o cumprimento de 37 mandados de prisão preventiva e 52 mandados de busca e apreensão, totalizando 89, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí, e contou com a participação de 180 policiais federais para a execução das ordens judiciais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Maranhão, Ceará, Paraíba, Piauí e no Distrito Federal.

A PF informou que as investigações foram iniciadas no final de 2022, quando foi identificado um grupo de distribuidores e comerciantes de droga estabelecidos no Piauí, Maranhão e Ceará, que se valiam da estrutura de sítios e imóveis rurais para armazenar os entorpecentes trazidos da Bolívia e do Paraguai, e, posteriormente, vendê-los em Teresina/PI, Imperatriz/MA e Fortaleza/CE. Apurou-se também que parte desses investigados tem relação com as facções criminosas que atuam nestes três estados.

Fotos: PF-PI

Em seguida, a Polícia Federal concentrou a investigação no grupo logístico da associação criminosa, responsável pelo transporte da droga oriunda da fronteira por rodovias do país. Nessa fase, foram presos 10 caminhoneiros no Piauí, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Paraíba, e apreendidas cerca de 3 toneladas de entorpecentes (maconha e cocaína).

Por fim, os principais líderes e fornecedores de droga do esquema criminoso foram identificados em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, de onde comandavam as ações e o envio dos entorpecentes para o Nordeste. Também nesse momento, foi possível coletar indícios de tráfico internacional e de comércio ilegal de armas de fogo e munições.

"Além dos integrantes do núcleo operacional e logístico do grupo criminoso, diversas pessoas físicas e jurídicas foram utilizadas para movimentar os valores ilícitos provenientes dos crimes, com o objetivo de criar uma rede estruturada de pagamento das drogas e armas comercializadas. Nesse ponto, foi deferido o bloqueio e sequestro de valores na ordem de R$ 200 milhões das contas bancárias dos investigados, além da apreensão de veículos que estão na posse do grupo", informou a PF.

Os investigados responderão, na medida da sua participação, pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, tráfico internacional e comércio ilegal de armas de fogo e munições, dentre outros em apuração. Após ouvidos, os presos serão encaminhados aos sistemas penitenciários estaduais, onde permanecerão à disposição da Justiça.

O nome da operação foi escolhido como “Transloading", porque se refere à transferência de mercadorias de um meio de transporte para outro a caminho de seu destino, é uma alusão ao modus operandi do grupo criminoso, que utilizava o transporte terrestre, fluvial e aéreo para concretizar a cadeia ilícita do tráfico internacional de drogas e armas de fogo.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais