Cidadeverde.com

Prefeitos acreditam que compensação é suficiente para pagar 13º salário

Imprimir

Fotos: Paula Sampaio/Cidadeverde.com

Por Paula Sampaio  

O presidente da Associação de Prefeitos do Piauí (APPM), Toninho da Caridade (PSD), afirmou nesta terça-feira (05), que a compensação enviada pelo Governo Federal ainda não é o bastante para equilibrar as contas dos municípios, mas, será suficiente para que a folha do décimo terceiro aos servidores seja cumprida no final deste ano de 2023. 

No final do mês de novembro, o presidente Lula assinou ato que liberou recursos para municípios como forma de compensação financeira por perdas decorrentes de redução na arrecadação do ICMS. O Piauí recebeu valor na ordem de R$ 250 milhões. 

“Tanto salário como 13º eu não vejo nenhum problema, nenhum risco de ficarem sem pagar, não”, declarou o presidente da APPM. 

Toninho da Caridade seguiu explicando, no entanto, que ainda não é o cenário ideal para as prefeituras no que diz respeito às finanças. Segundo ele, o recurso repassado levou em conta a folha de 2022. O cenário, neste ano, foi diferente, conforme relatou o prefeito. 

“Em 2023 teve aumento de salário mínimo, teve aumento de piso salarial de professor, de enfermagem, do próprio salário mínimo e então há um déficit nas contas públicas, mas acredito que com esse repasse serão sanadas questões de salário”, pontuou. 

 

Pesquisa revela dificuldade 

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revelou que prefeituras piauienses fecharão o ano de 2023 no vermelho e que, por conta disso, terão dificuldade manter a pagamento da folha de dezembro em dia e deverão atrasar o 13º salário dos servidores municipais.

Das 139 prefeituras que participaram da pesquisa, 46 afirmaram que não vão conseguir fechar as contas e outras 15 não souberam informar. Somado a isso, 47 municípios disseram que deixarão restos a pagar, despesas com compromisso de utilização no orçamento que não serão pagas até o dia 31 de dezembro.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais