Cidadeverde.com

Prefeitura prepara projeto para mudar base de cálculo do IPTU; prefeito nega aumento em tarifa

Imprimir

Foto: Paula Sampaio/ cidadeverde.com

Por Paula Sampaio

A Prefeitura de Teresina prepara um projeto de lei para mudar a base de cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) da capital. A atualização foi uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). O secretário de Finanças foi à sede do órgão na manhã desta quarta-feira (06) para apresentar a proposta ao órgão e, então, enviá-lo à Câmara Municipal. 

Segundo apurou o Cidadeverde.com, a Prefeitura de Teresina contratou uma empresa para fazer imagens aéreas e auxiliar na implementação das determinações oriundas da auditoria do TCE-PI. 

Entre as principais recomendações do órgão, está a atualização da Planta de Valores Genéricos (PVG) de modo a refletir os valores venais unificados, considerando as zonas homogêneas dos imóveis, e correção de incompatibilidades existentes no Valor Básico Unitário (VBU) e no Custo Unitário Básico (CUB), eliminando a existência de imóveis com IPTU diferentes numa mesma área da cidade. 

A reportagem apurou que a mudança na base de cálculo pode implicar em um “aumento escalonado” na tarifa do IPTU do contribuinte. A ideia é que a áreas com menos estrutura pública tenham um menor aumento e vice-versa. 

O projeto deve chegar na Câmara de Teresina ainda nesta semana e o objetivo será a implementação a partir de janeiro de 2024.

Prefeito nega aumento na tarifa  

Em entrevista ao portal Cidadeverde.com, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), disse que, por ele, não  haverá aumento na tarifa do IPTU em Teresina. 

“É mimimi, é gente que é do mal. Eu ainda agora falei do período de Adão e Eva. Tem o lado de Deus e tem o lado do capeta. O lado do capeta é quem jogou e inalou sua maldade para a coisa. Aqui do lado do prefeito, prego batido, ponta virada, não haverá aumento do IPTU em 2024”, disse.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais