Cidadeverde.com

Metrô de Teresina será gratuito nos sábados que antecedem o Natal

Imprimir

Foto: divulgação SSP-PI

O metrô de Teresina será gratuito nos dias 16 e 23  de dezembro, dois sábados que antecedem o Natal. A medida foi articulada pelo Sindicato do Comércio Lojista do Estado do Piauí (Sindilojas) com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial com o objetivo de estimular as vendas no período natalino. Além disso, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) liberou a circulação de veículos nas vias do Centro (veja trechos abaixo).

“Temos conversas constantes com os representantes da Strans, do metrô, bem como outros entes públicos, para que possamos fortalecer a nossa economia local e dar mais conforto, comodidade e segurança para nossos clientes. Queremos ajudar aqueles que buscam nossas lojas  para aquisição do presente ideal nesse período”, destaca Tertulino Passo, presidente do Sindilojas. 

O presidente da Companhia Ferroviária, José Augusto, adianta que nesta sexta-feira (08), feriado de Nossa Senhora da Conceição, o metrô funcionará normalmente. 

“Na sexta-feira nós iremos rodar normalmente. Havíamos decidido decretar o feriado, mas retrocedemos por se tratar de um serviço essencial.  Já nos dois sábados anteriores ao Natal, 16 e 23 de dezembro, nós vamos rodar com passagens gratuitas. Todo e qualquer cidadão poderá embarcar e desembarcar em qualquer estação”, frisa Augusto. 

O diretor de engenharia da Strans, José Maria Camelo Neto, reforça que atendeu a solicitação do Sindilojas e que as vias do Centro da Capital (ruas Álvaro Mendes e Simplício Mendes) não serão interditadas ao fluxo de veículos.

"O pedido foi porque geralmente todos os anos acontecia interdições para melhor trafegabilidade dos pedestres, facilitando o acesso das pessoas às lojas, mas o Sindilojas alegou no pedido que a interdição nas vias causa acidentes e outros problemas, pois os motoristas não respeitam os cones e as faixas de interdição e acabam furando o bloqueio e causando problemas aos pedestres", justifica o diretor de engenharia. 

Tertulino Passo acrescenta que mais medidas devem ser tomadas para incentivar as compras no Centro. “Ainda estamos conversando com a Strans, com os empresários do transporte, então novidades podem surgir para facilitar esse deslocamento dos bairros para o Centro e vice-versa”, afirma Tertulino.

Confira as mudanças para o período natalino:

- Metrô de graça: nos dois sábados que antecedem o Natal, dias 16 e 23, o metrô circula em horário especial, e de forma totalmente gratuita para seus usuários;

- Metrô no feriado: o Metrô de Teresina circulará normalmente na próxima sexta-feira, dia 08 , facilitando o deslocamento entre a Zona Sudeste e o Centro da cidade;

- Circulação de veículos: será autorizado o trânsito de veículos nas vias do centro, para facilitar o embarque e desembarque de pessoas, e a carga e descarga de produtos. Em outros anos havia o bloqueio das ruas, este ano não acontecerá;

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais