Cidadeverde.com

Encontro internacional com países do G20 ocorre em maio na cidade de Teresina; veja calendário

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues

Teresina, está entre as 13 cidades do país que foram escolhidas para sediar grupos de trabalho do G20 no próximo ano e agora foi divulgada a agenda preliminar dos encontros que irão acontecer. O G20 reúne os países com as maiores economias do mundo. Os estados-membros se encontram anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais. A cúpula dos chefes de Estado e de Governo será em novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

Em Teresina, o encontro está previsto para ocorrer entre os dias 22 e 24 de maio, para a discussão do Combate a Fome e Pobreza. Atualmente esses assuntos são comandados pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias.

Confira aqui o calendário

Atualmente está previsto apenas um encontro na capital piauiense. A maioria das discussões estão previstas para ocorrer em Brasília e Rio de Janeiro, mas o Governo já informou que podem ocorrer mudanças no calendário.

Para o G20 estão previstas mais de 120 reuniões em 13 cidades do Brasil. A descentralização das discussões para outras cidades foi realizada com o objetivo de ampliar a discussão em torno dos temas e destacar a diversidade, economia e riqueza cultural do Brasil.

Em setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu das mãos do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o martelo que simboliza o comando do G20. O presidente Lula anunciou três prioridades gerais: combate à fome, pobreza e desigualdade; as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental); e reforma da governança internacional.

As 13 cidades-sede que irão receber as reuniões dos grupos de trabalho do G20, são: Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Foz de Iguaçu (PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), São Luís (MA) e Teresina (PI).

O calendário de atividades do G20 abrange uma diversidade de temas essenciais para o desenvolvimento global em temas como: redução do risco de desastres, estratégias para combater a corrupção, iniciativas para promover a igualdade de gênero, tendências econômicas mundiais, reformas e adaptações no sistema financeiro global, compromissos e estratégias para enfrentar as mudanças climáticas, avanços tecnológicos e digitais, promoção da saúde global, estratégias para o desenvolvimento sustentável na agricultura, transição para fontes de energia sustentáveis, iniciativas para promover o emprego, combate à fome e à pobreza, entre outros.

Descentralização das discussões

Para esta nova edição em 2024, a descentralização das atividades é uma inovação desta edição. A realização das reuniões nas cidades-sede espalhadas pelas cinco regiões é uma estratégia para fomentar o turismo e o intercâmbio cultural e fortalecer relações bilaterais entre as cidades e as nações participantes. 

As cidades-sedes vão receber representantes das maiores economias do mundo, que irão discutir vários temas. As datas do encontro em Teresina, e nas demais cidades, ainda serão divulgadas.

Reuniões ministeriais

Nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2024 será realizada a primeira reunião ministerial da Trilha de Sherpas, no Rio de Janeiro. O encontro presencial estará sob a coordenação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. 

Ainda em fevereiro, nos dias 28 e 29, é a vez de São Paulo sediar a reunião ministerial da Trilha de Finanças. Também de forma presencial, o evento terá a coordenação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Neste evento, a capital paulista vai receber ministros de finanças e presidentes de bancos centrais das maiores economias do mundo.

Os eventos programados incentivam a participação de líderes e populações locais, empresas e organizações, e representam um passo significativo na descentralização da diplomacia global e contribuem para soluções mais equitativas e sustentáveis sobre uma base de diversidade e entendimento mútuo. O G20 no Brasil em 2024 não é apenas um evento, mas uma oportunidade de redefinir as relações internacionais em um contexto mais inclusivo e participativo.

G20

O Grupo dos Vinte (G20) é composto por 19 países (Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, República da Coreia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Türkiye, Reino Unido e Estados Unidos) e dois organismos regionais: a União Europeia e a União Africana.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais