Cidadeverde.com

Rafael Fonteles inaugura aeródromo, 1ª etapa do Porto e lança projeto de hidrogênio verde nesta semana

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Da Redação

O governador Rafael Fonteles cumprirá, de 12 a 15 de dezembro, uma extensa agenda de inaugurações de obras no litoral do estado. Na programação, constam as inaugurações do aeródromo de Barra Grande, das reformas de dois Centros de Educação de Tempo Integral (CETIs) em Luís Correia e Parnaíba, da primeira etapa do Porto Piauí e da pedra fundamental dos dois maiores projetos de hidrogênio verde do mundo.

A agenda no litoral tem início na terça-feira (12), com a inauguração do aeródromo de Barra Grande, importante equipamento para o fomento do turismo na região litorânea. A obra foi executada pela Secretaria dos Transportes (Setrans), com investimentos na ordem de R$ 17 milhões. O local conta com pista de pouso e decolagem com balizamento noturno de 1.500 metros de extensão e 25 metros de largura, além de um terminal de passageiros.

Aeródromo de Barra Grande

Na quarta-feira (13), no Porto Piauí, o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, entrega a Declaração de Terminal de Uso Privado (TUP), que autoriza o funcionamento do Porto Piauí. Na prática, o documento é uma espécie de “certidão de nascimento” do porto.

No mesmo dia, a partir das 14h, será a inauguração da primeira etapa do Porto Piauí, com a chegada do primeiro navio da Marinha Brasileira e shows gratuitos.

Já na quinta-feira (14), o governador visita obras de reforma da Escola do Mar, em Luís Correia, instituição de ensino médio que também conta com ensino profissionalizante. A escola passará a contar com 10 salas de aula, sala de mediação tecnológica, laboratórios de informática, de microbiologia, de processamento de alimentos e pescados, de biologia marinha, de simulação de condução de embarcação, além de área administrativa, sala de descanso, cozinha, refeitório, banheiros, galpão com oficinas e depósitos, subestação e climatização. No mesmo dia, Rafael fará a inauguração das obras de reforma e ampliação do CETI Zulmira Xavier, em Luís Correia, e do CETI Chagas Rodrigues, em Parnaíba.

O cronograma de agendas no litoral encerra na sexta-feira (15), em Parnaíba, com o lançamento de duas pedras fundamentais dos projetos de hidrogênio verde, que serão implantados na Zona de Processamento de Exportação do Piauí (ZPE). As empresas europeias Green Energy Park (GEP) e Solatio Energia irão construir as maiores usinas de hidrogênio verde do mundo, atraindo novos negócios para o Piauí e gerando milhares de empregos. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais