Cidadeverde.com

Secretaria de Defesa Agropecuária faz doação de caprinos reprodutores a pequenos produtores do Piauí

Imprimir

Foto: Ascom

Da Redação

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) realizou a distribuição de 30 animais reprodutores melhoradores, do tipo caprinos, para pequenos produtores do Piauí. A ação, realizada durante a 72ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), marca o início da execução do programa Piauí +Genética, lançado pelo Governo do Estado em maio deste ano.

O secretário da Sada, Fábio Abreu, explica que a iniciativa integra a primeira fase do projeto, que prevê ações estratégicas para o desenvolvimento de técnicas de manejo e melhoramento genético dos rebanhos de bovino, caprinos e ovinos, com o uso da biotecnologia de inseminação artificial e da utilização de reprodutores melhoradores.

Fábio Abreu ainda falou a respeito do objetivo apontado pelo governador Rafael Fonteles, de impactar a economia local e preparar os criadores para a abertura dos grandes frigoríficos no Piauí.

“Estamos proporcionando ao nosso pequeno produtor algo de alta qualidade, seguindo exatamente o que foi proposto pelo governador Rafael Fonteles, visando a questão do empreendedorismo. Nós precisamos mostrar a eles que, quando o governador insiste em falar no Porto de Luís Correia e em grandes frigoríficos em nosso estado, ele está querendo nos mostrar novas oportunidades, e o nosso papel é fazer com que esse pequeno produtor seja parte de todo esse processo de desenvolvimento, e faremos isso através do Piauí +Genética. Esse foi apenas o primeiro passo na execução desse programa, que talvez seja o maior no que diz respeito ao melhoramento genético do rebanho do nosso estado, seja ele caprino, ovino ou  bovino. Vamos revolucionar a pecuária piauiense”, comemorou o secretário Fábio Abreu.

Nesse primeiro momento, foram distribuídos 30 caprinos reprodutores, do total de 200 que serão doados aos pequenos produtores rurais. Os animais entregues irão servir essas propriedades por tempo determinado, em uma modalidade de rodízio. Técnicos da Sada irão acompanhar todo o processo, como parte das ações de extensão rural que também integram o programa.

“Quando eles estiverem cobrindo as filhas, nós vamos recolher esses animais e recolocar um novo animal nesse rebanho, até que possamos sentir o efeito do melhoramento genético”, explica André Nogueira, diretor de Inovação da Sada.

Os animais foram escolhidos com o crivo da Associação Piauiense de Criadores de Caprinos e Ovinos do Estado do Piauí (Apiccovi). O presidente da entidade, Gabriel Napoleão, esteve presente no momento da doação.

Inscrições no Piauí +Genética

Inicialmente, os produtores interessados no Programa devem procurar o escritório da SADA/ADAPI em suas regionais. Aqueles que foram de municípios que não possuem escritório da Sada podem ir até os escritórios dos municípios mais próximos, como por exemplo, a região do extremo sul do Piauí, que poderá contar com o escritório de Corrente, Parnaguá, Bom Jesus e outros. Cada produtor deverá preencher a ficha do criador com todos os dados necessários, que serão solicitados para o acesso ao programa.

"Além de informar os dados que iremos solicitar na ficha do Criador, cada produtor precisa estar apto com questões sanitárias relacionadas ao seu rebanho e em dias com todas as suas obrigações junto à Adapi. É preciso ter um rebanho que esteja nutritivamente e sanitariamente viável para o processo de inseminação artificial. Todos os nossos técnicos irão orientar e passar todas as informações necessárias para que todos que desejarem sejam contemplados com o Piauí + Genética", explica Fábio Abreu, secretário da Sada.

Sobre o Programa

O programa Piauí +Genética tem investimento garantido de R$ 20 milhões para esta primeira fase. O objetivo é atender a 20 mil pequenos e médios produtores nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais