Cidadeverde.com

Teresina tem média de três assaltos a motoristas de aplicativo por semana, afirma cooperativa

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

Por Breno Moreno

Após a morte do jovem Marcos Venício Cordeiro Silva Filho, 23 anos, durante um assalto na madrugada deste domingo (10), a Cooperativa de Trabalhadores por Aplicativo no Piauí está mobilizando um protesto em Teresina. Segundo a entidade, a capital piauiense tem uma média de três motoristas de aplicativo assaltados semanalmente. 

“Em média são três motoristas de aplicativo assaltados por semana, às vezes chega a ser mais. É preocupante. Só ontem foram três assaltos e uma morte. A sensação é de impotência, de extrema vulnerabilidade. Muitos já não trabalham a noite, não entram em muitos bairros da cidade”, disse Érico Luiz, presidente da cooperativa. 

Marcos Venício foi morto após ser vítima de um assalto no bairro Lourival Parente, na zona Sul teresinense. O crime ocorreu por volta das 3h40, quando o motorista estava na companhia de um amigo. Ele parou o veículo e logo depois dois homens chegaram em uma motocicleta e anunciaram o assalto.

Em seguida, Marcos Venício desceu do carro com o amigo e mesmo assim foi atingido por um disparo de arma de fogo.  Os assaltantes pegaram o veículo da vítima e fugiram do local. O motorista de aplicativo chegou a ser socorrido, mas morreu no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

 

 

“Recebemos a notícia bastante preocupados, porque há uma escalada de crime que já vem ocorrendo com os trabalhadores de aplicativo. Desde o início do ano levamos ao conhecimento do secretário de Segurança a necessidade de um plano de segurança aos trabalhadores, que são alvos do crime”, destacou Érico Luiz.

Devido essa situação, a categoria está mobilizando uma manifestação para essa semana em Teresina. A estimativa da Cooperativa de Trabalhadores por Aplicativo no Piauí é que pelo menos seis mil motoristas de aplicativo atuem regularmente na capital, número que pode chegar aos dez mil considerando os profissionais pontuais. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais