Cidadeverde.com

Egressos da UFPI recebem colmeias para montarem seu próprio negócio

Imprimir

Fotos: Ascom Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou, nesta segunda-feira (11), a entrega de 250 colmeias para egressos do Colégio Técnico de Floriano-PI (CTF), instituição de ensino mantida pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). A parceria entre as entidades ocorre há mais de uma década e contribui para estimular jovens a empreender no setor da apicultura.

A entrega das caixas para a produção de mel foi feita no galpão da Companhia, na BR-343, zona Leste de Teresina. Com investimento de R$ 92,5 mil, as colmeias beneficiam 15 ex-alunos do curso técnico de Agropecuária, desenvolvido no CTF, por meio do programa Jovem Empreendedor Rural, além de sete comunidades locais que atuam nesta cadeia produtiva.

O superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho, destaca os investimentos realizados na apicultura no estado. “Devido ao apoio que a Companhia tem dado neste setor, a cultura do mel é realidade em 142 municípios piauienses. A iniciativa de hoje faz parte do cronograma de entrega de dez mil colmeias destinadas a associações e prefeituras, em 2023, que impactará significativamente nas próximas safras”, explica.

Para o reitor da Ufpi, Gildásio Guedes Fernandes, a parceria entre as instituições contribui para fortalecer a atividade dentro e fora do ambiente acadêmico. “É um trabalho que requer carinho e cuidado pois é uma das áreas de produção que a universidade tem interesse em virtude da alta procura do mel piauiense em todo Brasil. Nosso Estado vigora entre os três maiores produtores do país e esse tipo de atividade junto à comunidade é importante para os projetos desenvolvidos pela academia e via Codevasf”, disse.

Aluna egressa do CTF, há três anos, Verônica Larangeira da Silva participou do ato de entrega das caixas para produção de mel e ressaltou a oportunidade que terá para empreender na apicultura. “É hora de colocarmos em prática tudo aquilo que aprendemos ao longo do curso. Tenho o sonho de ser apicultora e chegou a hora de levar isso adiante com esse pontapé que a Codevasf nos proporcionou”, revela.

Jovem Empreendedor Rural

Com o apoio da Codevasf, o projeto Jovem Empreendedor Rural existe desde 2012 e beneficia alunos recém-formados dos cursos técnicos da Ufpi na área de Agropecuária e Apicultura que têm perfil para criação de abelhas. Cada um recebe um kit apícola com cinco colmeias completas, um fumigador e um macacão apícola. Ao todo, já foram contemplados mais de 30 jovens, além de 40 famílias de vivem da atividade nos municípios do território Vale dos Rios Piauí e Itaueira. A iniciativa também permite a capacitação dos beneficiados, bem como o acompanhamento da produção e venda do produto.

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais