Cidadeverde.com

Saiba como aproveitar as festas de final de ano sem sair da dieta

Imprimir

Foto: Freepik

Por Bárbara Rodrigues

Com a chegada das festas de fim de ano, existe a preocupação de como aproveitar as confraternizações sem sair da dieta. Para a nutricionista Geórgia Alencar, é possível sim aproveitar as festas e comer de forma saudável, sem exageros.

Para Geórgia Alencar, a pessoa não precisa deixar de comer frituras e doces, o importante é não exagerar na quantidade de comida, principalmente no período da noite. 

“Você primeiro tem que pensar que é apenas mais uma festa. Eu vou comer coisas que eu gosto, mas não vou exagerar. Então você pode botar um pouquinho de cada coisa. Provar, mas sem exageros, certo. Então a questão são as quantidades. Ah, eu posso comer tudo o que tem ali? Pode, um pouquinho de tudo. E assim, tentar sempre manter a base do seu prato do dia a dia. Então, ah, tem uma salada. Vou botar salada. Ah, eu como proteína todos os dias, então vou botar ali meu peru, o porco, o que você preferir. Se quer um carboidrato, geralmente tem uma farofa que é boa. Então bota um pouquinho da farofa, bota um pouquinho do arroz. E aí, vai dividindo, mas sempre naquela quantidade que você costuma comer no dia a dia. Isso ameniza bastante”, afirmou.

A nutricionista disse que existe uma preocupação muito grande em engordar, mas ela esclareceu que é muito difícil uma pessoa engordar, por exemplo, 1 kg em apenas uma festa.

“Dá para engordar 1 kg durante uma festa de final de ano? Dá, mas você tem que comer muito até esse ponto. Não é que você vai engordar ganhando gordura. Você vai ganhar muito líquido, retenção de líquido. E no outro dia, se você estiver bem, conseguir treinar bem um pouquinho, e fazer um cardio, alguma coisa, que aí seria uma forma de amenizar o que foi feito durante a noite na festa, isso aí também já ajuda muito e você já perde esse quilo que você ganhou, porque ali é retenção de líquido”, explicou.

Foto: Arquivo Pessoal

Ela disse que para quem exagerou nas comidas da festa, no dia seguinte existem algumas coisas que podem ajudar.

“No outro dia tem que beber muita água para ajudar a metabolizar tudo que você comeu e a bebida alcoólica. Fazer um cardio, uns 30 minutinhos ali de caminhada, ou um treino em casa. Isso ajuda também, e até também a questão de ficar um pouco mais de tempo em jejum, de um dia para outro. Se comeu muito durante a noite passada e bebeu muito, fica mais tempo de jejum, fica ali umas 12 horas de jejum, deixa para comer só na hora do almoço”, destacou.

Sobre bebidas alcoólicas, ela afirmou que é importante beber moderadamente, e que existe uma diferença nas calorias entre as bebidas quentes e geladas.

“Em relação à bebida alcoólica, dá preferência para as bebidas quentes. Sempre a melhor opção. Porque a bebida gelada, você bebe mais, em mais quantidades e isso dá um volume maior, mais calorias. E a bebida quente, não. Como tem mais álcool, você bebe pouco, bebe misturado muitas vezes, e bebe mais devagar. Então, bebe em um volume menor, e aí você vai ter menos calorias e compromete menos a questão da dieta. Consumo de bebida alcoólica, se você beber moderadamente, sem embriagar, isso não traz tanto dano para você. E assim, como o esporádico, é apenas naquela situação, também não tem problema. Aí já usa esse esquema que eu falei né, do pós-festa, do outro dia, para amenizar a situação da bebida alcoólica”, declarou.

Geórgia Alencar disse que por mais que seja bom comer sem exageros, no fim o mais importante é aproveitar a festa.

“Não se preocupem quanto a ganhar peso ou não, e assim, comam um pouquinho de cada coisa, sem exageros, com equilíbrio. Fazendo dieta, é possível, sim, você comer o que gosta. Se eu vou comer em uma festa, e vão ter outras festas em outros dias, eu sempre vou poder comer um pouquinho, sem comprometer meu resultado”, finalizou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais