Cidadeverde.com

Semec promoverá capacitação para equipe de cozinha das escolas

Imprimir

Foto: Divulgação

Os estudantes das unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semec) entrarão de férias em janeiro, marcando o encerramento do ano letivo de 2023, após um período de aprendizado significativo e ênfase em alimentação saudável. Para fortalecer esse compromisso em 2024, a Divisão de Nutrição da Semec realizará treinamentos com as funcionárias das cozinhas das unidades de ensino, visando aprimorar a qualidade da alimentação dos alunos.

O treinamento será fundamentado no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), um pilar essencial para assegurar a Segurança Alimentar e Nutricional no país. O PNAE promove o uso de alimentos variados e seguros, respeitando a cultura e os hábitos alimentares saudáveis. Além disso, inclui ações de educação alimentar e nutricional, garantindo o direito à alimentação escolar de maneira igualitária.

O planejamento do treinamento está em andamento e ocorrerá durante o período de férias dos alunos. A Divisão de Nutrição enfatiza que, além de seguir os princípios do PNAE, abordará temas como higienização da cozinha, assepsia pessoal, verificação da validade dos produtos, armazenamento adequado dos alimentos, entre outros.

Maria Luiza, nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, destaca a importância da renovação desses treinamentos periódicos. Segundo ela, o próximo treinamento com as merendeiras no início do ano visa melhorar a qualidade alimentar dos alunos. O curso abordará temas como higiene pessoal, prevenção de contaminação de alimentos, cuidados com utensílios e ambiente, gestão do estoque, controle de pragas e qualidade da água.

Após a conclusão do curso, as merendeiras receberão certificados comprovando a qualificação para desempenhar suas funções.

 

Da redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais