Cidadeverde.com

Secretaria de Finanças aguarda aval do prefeito para enviar mudança no IPTU para a Câmara

Imprimir

Foto: Arquivo Cidade Verde

Por Paula Sampaio

Pelo menos 50% dos 330 mil imóveis, devidamente regulamentados em Teresina, podem sofrer mudanças na tarifa do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) no ano que vem. A proposta feita pela Secretaria de Finanças, junto do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), já está pronta, mas, ainda precisa de um aval do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) para ser enviada à Câmara de vereadores da capital.  

Como nesta quarta-feira (19), houve a penúltima sessão do ano e amanhã acontece a votação da Lei Orçamentária de 2024, a proposta, se for enviada, só será apreciada em votação no próximo ano. 

“Ela vai ser apresentada à Câmara. Agora, o momento certo é que precisa ser discutido, porque nós já tínhamos discutido com alguns interlocutores, apresentado ao prefeito, mas a discussão não foi suficiente para se ter a certeza se ela estava no formato adequado para ser encaminhada”, declarou o secretário de Finanças, Edras Avelino. 

O secretário não quis adiantar percentuais, porém, negou que o reajuste chegue a ser de 500%, informação que chegou a circular nos corredores da Câmara de Teresina. Segundo ele, a proposta elaborada vai “corrigir distorções” no IPTU da capital que, na avaliação dele, está defasado. 

“A planta de valor genérico é exatamente para corrigir distorções na base de cálculo. Nós temos vários exemplos de imóveis que estão defasados há mais de 40 anos. Então, o valor nominal, o valor histórico dele coloca alguns imóveis indevidamente em algumas isenções e outros que não estão nas isenções, mas, estão sendo cobrados por um valor muito baixo. Então a planta vem corrigir todas essas distorções”, declarou.

Em entrevista anterior, o prefeito de Teresina havia descartado a possibilidade de enviar à Câmara de Teresina alguma mudança no IPTU.

“Aqui do lado do prefeito, prego batido, ponta virada, não haverá aumento do IPTU em 2024”, disse.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais