Cidadeverde.com

Projeto "Música Eficiente" comemora 11 anos de transformação em vida de crianças autistas e com Síndrome de Down

Imprimir

Foto: Divulgação

No marco de seu décimo primeiro aniversário, nesta terça-feira (20), o projeto "Música Eficiente" comemora uma década de desafios superados e conquistas significativas no Piauí. Fundado com a missão de promover a inclusão, por meio da música, o projeto concentra esforços em transformar e promover a inclusão nas vidas de crianças autistas e com síndrome de Down, por meio do ensino da música. 

A comemoração foi marcada por apresentações musicais de alunos do projeto, além da entrega do “Prêmio Amigos Eficientes”. Receberam a titulação a conselheira do Tribunal de Contas do Estado Rejane Dias, a primeira-dama Isabel Fonteles, representante da Seduc Viviane Farias, o secretário Mauro Eduardo, Tarcísio Pires da Gerência de Educação, Marcos Vinícius presidente da Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-PI. 

Segundo o idealizador e coordenador João Gilberto, o projeto tem desafios únicos desde seu início, mas a paixão pela música e o comprometimento com a inclusão e transformação na vida das crianças e família atendidas impulsionaram conquistas. Ele descreveu que, ao oferecer aulas de música adaptadas, o projeto proporciona uma experiência de aprendizagem para crianças ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento social, cognitivo e emocional.

“Trabalhando aqui com muito amor e bastante dedicação, colhemos muitos frutos de crianças que chegaram aqui e foram desmamadas de medicamentos. Fico feliz em saber do poder da musicoterapia, que transforma. Aqui o objetivo é resgatar a cidadania das pessoas com deficiência e construir um sonho, que é o que os pais realmente esperam que o nosso projeto realmente pode oferecer.  Agradecemos aqui o governador Rafael Fonteles e a primeira-dama, Isabel, que desenvolve um trabalho belíssimo com as crianças”, declarou. 

A primeira-dama Isabel Fonteles marcou presença no aniversário do Projeto Música Eficiente. Ela também reforçou a parceria que o Governo do Estado, através do Pacto Pelas Crianças, coordenado por ela, com a ação. Isabel Fonteles destacou a importância da atenção não só para as crianças atendidas pelo projeto, mas também para as suas mães, que são presença constante na sede no bairro Mocambinho. 

“Estou muito feliz em estar aqui aqui no aniversário de 11 anos desse projeto. Conversando com o professor Gilberto ele me falou do desmame de várias medicações, por conta da evolução das crianças na terapia com a música. Outra ponto importantíssimo aqui, é a forma de realizar a inclusão dessas crianças, pois são crianças típicas e atípicas trabalhadas aqui e isso é muito importante para a evolução delas”, disse. 

O secretário da Inclusão da Pessoa Com Deficiência, Mauro Eduardo, também destacou 

“O governador Rafael Fonteles esteve aqui na inauguração como secretário de Estado e tem nos determinado que a gente possa apoiar a ações que possam melhorar a qualidade de vida dessas crianças e das famílias”, declarou.,

O advogado Joselio Oliveira, diretor-financeiro da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAPI), que é um apoiar da ação, também agradeceu a contribuição de outros parceiros das ações do Música Eficiente. 

“Temos um momento histórico, onde as nossas crianças se apresentam, crianças típicas e atípicas,  e é um momento de alegria e de gratidão, gratidão porque esse projeto ele tem muitos parceiros e aqui nós queremos agradecer a Secretaria de Estado da Educação, que é parceira forte desse projeto queremos agradecer todos os nossos parceiros, os nossos colaboradores também do projeto e é um momento ímpar e nós estamos aqui para festejar”, disse. 

Rejane Dias, que recebeu a honraria, falou também da importância do projeto: “Queria agradecer a Deus pelo momento de estarmos aqui celebrando o Música Eficiente, que foi um projeto que nasceu do coração de Deus e estamos vendo aqui os frutos. Deus continue abençoando a todos com muita abundância e estou muito feliz de receber essa placa”, disse a conselheira.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: