Cidadeverde.com

Já fez promessas para 2024? Veja como tirar suas promessas de ano novo do papel

Imprimir

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Por Adriana Magalhães

O fim de ano chegou e é comum nesse momento que cada pessoa avaliar como foi seu ano e se programar o ano que se inicia. É hora, também, de fazer as tradicionais promessas de ano novo. O problema é que nem sempre se consegue tirar essas promessas do papel, para alcançar os objetivos traçados para o ano.

Para o escritor Paulo Vieira, o primeiro passo para fazer um planejamento de sucesso é ter uma visão positiva do futuro.

"Um grande fundamento para o sucesso humano é uma visão positiva do futuro: onde eu quero chegar? Para onde eu quero ir? Como você chega em algum lugar sem um destino claro? Se uma pessoa não tem um destino claro, ela também não terá a rota clara, e sem uma rota, não existe preparação, mapas, um planejamento", explica.

O autor indica que para alcançar um objetivo de vida é preciso ter uma visão clara dele. E uma forma eficiente de fazer isso é usar imagens, como fotografias, para montar um mural com os objetivos que se deseja alcançar.

"Se eu sei para onde eu quero ir, eu sei o nível da minha preparação, sei os mantimentos e recursos que preciso para chegar onde desejo", disse.

Um erro comum que costumamos cometer é prometer algo e só voltar a lembrar da promessa quando o ano já está próximo do fim. O escritor afirma que quando planejamos um ano, definindo objetivos e metas, é mais fácil alcançar o que se deseja.

"É importante ter em mente que a motivação nos impulsiona no começo, mas depois, o que deve ficar para nos mover é a disciplina. É acreditar no processo e vislumbrar 'o pico' do seu objetivo", disse.

Guia para planejar o seu novo ano

1. Primeiro passo

  • Tenha uma visão positiva do futuro.

2. Segundo passo

  • Construa um mural com imagens que represente os objetivos que quer alcançar.

O autor explica que olhar o mural, todos os dias, traz clareza ao pensamento e fixa no subconsciente as respostas para as seguintes perguntas: Para onde quero ir? Qual caminho devo trilhar para chegar lá? E quais os recursos são necessários para chegar ao meu objetivo?

"Busque imagens e fotografias que representem cada um dos seus objetivos. Fotografias específicas, nítidas, claras de onde você quer chegar com relação à saúde, no trabalho, na questão financeira, com família e futuro. Dessa forma, tudo o que você quer para a vida estará representado em fotografias, em imagens", ensina.

3. Terceiro Passo

  • Agora é hora de transformar as imagens em ação.

A indicação do autor é traçar metas desafiadoras, porém atingíveis, que possam ser mensuradas e específicas para o que você deseja alcançar. Divida os principais objetivos em pequenas metas, com data para a realização de cada uma.

Para elaborar sua meta busque resposta para a seguinte pergunta: O que preciso fazer para conquistar essa imagem?

"São cinco, dez, quinze ações para cada uma dessas imagens positivas de futuro. No fim, você fica com 200, 400 ações, que serão distribuídas ao longo dos 365 dias do ano seguinte. Com isso você começa o ano sabendo tudo o que tem que fazer para chegar nos seus objetivos de vida. Isso traz objetividade, produtividade e leveza, pois você não vai precisar ficar correndo atrás de nada, não ficará trôpego nem exausto, porque dividiu as tarefas de forma bem leve, e com constância, vai realizando elas", explicou.

Visualize essas anotações, diariamente, e marque como concluída, cada uma que for alcançada.

Neste momento é importante ter em mente que um planejamento pode ser modificado ao longo do caminho. Por isso, Paulo Vieira explica que o fracasso em uma meta, ou mesmo em um objetivo, deve ser encarada com naturalidade.

"Se porventura algum deles não acontecer dentro daquele ano, não tem problema, se for importante ainda, jogue para o ano que vem, refaça aqueles planos de ação e inicie essa jornada de novo, com tranquilidade e paz, seguindo o seu destino", diz.

4. Quarto passo

  • Comemore os micro-resultados e se divirta no caminho.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais